18 MAR 2019
CULTURA
CURSO DE CONDUTOR DO PATRIMÔNIO CULTURAL É CRIADO PARA ESTUDANTES DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO

Iniciativa será coordenada pela recém-criada Associação de Condutores do Patrimônio Cultural e integra o programa “PorDentro do Patrimônio”, uma parceria da Prefeitura com o Conselho de Patrimônio Cultural e Histórico e a rede pública de ensino

CMD, SEGUNDA-FEIRA 18.03.2019 – Estudantes da rede pública de ensino de Conceição do Mato Dentro irão receber formação como Condutor do Patrimônio Cultural. A primeira turma já foi selecionada pelos próprios educadores e o curso acontecerá na Unidade Uaitec, na Avenida Jk,680 – Centro. A capacitação integra o Programa de Educação Patrimonial “PorDentro do Patrimônio”, uma iniciativa conjunta da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural e Histórico e a rede pública de ensino.

“Ao receber aulas teóricas e práticas, os alunos estarão capacitados a orientar turistas e a própria população sobre a história e os bens culturais de Conceição do Mato Dentro. Além disso, como condutores do patrimônio cultural, os jovens terão uma alternativa de trabalho e o município estará mais preparado para receber seus visitantes”, declarou a secretária Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, Silvana Lages.

A secretária, a diretora de Patrimônio, Diva Lúcia Tadeu da Cunha, e a historiadora Samila Queiroz participaram do primeiro encontro da turma de futuros condutores do patrimônio cultural, na última quinta-feira, dia 14 de março. Na mesma data, foi eleita a diretoria da recém-criada Associação dos Condutores do Patrimônio Cultural (Aconpatri). A entidade busca, entre outras iniciativas, a valorização e a preservação da história do município e, principalmente, da sua gente.

Integrada por professores, alunos e pais, a Associação tem como principal função a gestão do programa de condutor ambiental, desde a formação dos alunos até a prestação do serviço. A diretoria da Associação é integrada por professores e o conselho fiscal, formado por pais de alunos. A entidade está sediada na rua Bento Milo, nº 28, bairro Bandeirinha.

Diretoria da Associação dos Condutores do Patrimônio Cultural

Presidente: Raquel Silvana da Silva Souza