06 FEV 2019
ADMINISTRAÇÃO
PROJETO VAI PADRONIZAR E MODERNIZAR PROCESSOS DE COMPRAS, LICENCIAMENTOS E SERVIÇOS DA PREFEITURA DE CONCEIÇÃO

CMD, QUARTA-FEIRA 06.02.2019 – A Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro, por meio da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, está implantando o Projeto de Padronização e Modernização dos Processos de Compras, Licenciamentos e Serviços. Os objetivos são aprimorar a “performance interna” e possibilitar a “gestão à vista”, melhorando a prestação de serviço para o cidadão, e implantando o

Procedimento Operacional Padrão (POP) na Prefeitura. A ação começou nas Secretarias de Administração e Recursos Recursos Humanos e Secretaria de Meio Ambiente e Gestão Urbana e vai passar por diversos setores da administração municipal. A escolha da área considerou, entre outras razões, os serviços de compras, que é utilizado por todas a pastas da administração pública, e demandas por serviço da população como pedidos de “Habite-se” e “Regularização Fundiária”.

GESTÃO À VISTA

Com a “gestão à vista”, será possível o acompanhamento de Projetos e Processos da Prefeitura pelos gestores de cada pasta e pelo prefeito municipal. Como exemplo, será possível visualizar em gráficos quando começou o processo de compras, quais as fontes de financiamento, quem são os responsáveis, em qual etapa se encontra, entre outros dados. Os resultados também serão apresentados aos servidores.

O projeto está na fase de levantamento de indicadores, por meio da análise de Planilhas de Acompanhamento de Processos de Compras preenchidas pelos responsáveis em cada pasta, sendo de fundamental importância a adesão dos servidores.

PERFORMANCE INTERNA

O aprimoramento da “performance interna” ajudará a identificar onde estão os gargalos nos Processos de Compras e corrigi-los. Um dos gargalos é a necessidade de aprimoramento na elaboração dos Termos de Referência, para isso serão fornecidos treinamentos aos servidores responsáveis.

PROJETO DE MODERNIZAÇÃO

A implantação do Procedimento Operacional Padrão (POP) é um desdobramento do Projeto de Modernização Administrativa e, neste momento, conta com a colaboração gratuita da PJ Consultoria, empresa júnior do curso de Engenharia de Produção e Mecânica da UFMG, sob supervisão do professor Mário Márcio Machado, do Projeto de Modernização Administrativa, fruto do Planejamento Estratégico – Ciclo 2018/2020 da Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CMD