01 FEV 2019
CAMPANHAS
CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO LANÇA SEU PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL MUNICIPAL COM FOCO NA PARTICIPAÇÃO DE TODA SOCIEDADE

CMD, SEXTA-FEIRA 01.02.2019 – Sexta-feira, dia 1º de fevereiro de 2019. Esta data promete ser um marco para Conceição do Mato Dentro na implementação de novas práticas ambientais, com o lançamento do Programa de Educação Ambiental Municipal (PEAM), com o lema “Nosso Futuro depende daquilo que fazemos hoje”. O evento aconteceu pela manhã no Plenário da Câmara Municipal com as palestras do secretário de Meio Ambiente de Extrema, Paulo Pereira, e do professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Gumercindo Souza Lima. A grande maioria do público presente era de professores, que serão importantes parceiros na disseminação do programa. Compuseram a mesa de autoridades a prefeita em exercício, Ivete Otoni, o secretário de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Filipe Gaeta, a secretária de Educação, Juliana Rajão, a secretária adjunta de Meio Ambiente, Edileia Utsch, e o consultor ambiental Cláudio Guerra. Vários outros secretários municipais também estiveram presentes ao evento.

Conceição do Mato Dentro, que é um município minerador, lança seu programa de preservação em um momento em que o rompimento da barragem de rejeitos em Brumadinho ainda choca o mundo. E essa tragédia aumenta ainda mais a responsabilidade na busca do sucesso do PEAM. A iniciativa de se criar o Programa de Educação Ambiental é da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, tendo à frente a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana e a parceria e participação ativa de todas as secretarias municipais. O programa vem sendo elaborado há cerca de um ano e é fundamentado na integração e participação de toda a sociedade, além de um caráter de ações permanentes. Para gerir o programa foi criada a Comissão do PEAM, pela portaria nº 312/2018, que é presidida pela secretária adjunta de Meio Ambiente, Edileia Utsch.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS

As escolas de Conceição do Mato Dentro são as grandes parceiras para a implementação do PEAM. Em março, está previsto o primeiro módulo de capacitação de docentes. A proposta é que a educação ambiental seja multidisciplinar, despertando os jovens para a sua importância. Além de atividades na educação, o PEAM prevê palestras, seminários, campanhas com a cultura, turismo, esporte, entre outras áreas e para todas as faixas etárias e públicos, seja da zona urbana ou rural. “O PEAM já começa certo, a partir do momento que é concebido por vários segmentos e não imposto. Com capacitação e materiais de trabalhos, os professores vão se sentir motivados para falar sobre educação ambiental com os alunos”, declarou a professora Virgínia Pires, da Escola Estadual São Joaquim. Ela participa da Comissão do PEAM como representante das escolas estaduais no município. Maria Silvana Alves dos Reis, professora da creche Mãe Helena, ressaltou que hoje os alunos interagem mais sobre todos os assuntos e é de fundamental importância levar a educação ambiental para as escolas.

PLANTANDO ÁGUAS

O secretário de Meio Ambiente do município de Extrema, Paulo Pereira, apresentou os programas Conservadores de Água e Conservadores da Mantiqueira. A iniciativa de sucesso começou em 2007 com o desafio de preservar e recuperar as nascentes em áreas de produção agrícola do município de Extrema. O projeto, que prevê um incentivo financeiro para o agricultor, recebeu reconhecimento internacional e vários prêmios, entre eles o de “Melhores Práticas Ambientais” em 2014, pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O projeto Conservadores de Água começou com o investimento de R$ 25 mil e dois empregados. Atualmente, são investidos 5 milhões por ano e há a adesão de 240 produtores ao programa, que mudou a paisagem de Extrema. As nascentes estão preservadas e leitos de água, protegidos por área verde. Por dia, segundo o secretário Paulo Pereira, são plantadas 1.000 árvores em Extrema. Com suas ações ambientais, o município neutraliza toda a sua emissão de carbono, não tem problemas de abastecimento e nem mesmo a crise hídrica de 2014 o afetou, além de atrair empresas preocupadas com a responsabilidade ambiental.

O modelo de preservação de água de Extrema vem sendo disseminado por meio do programa Conservadores da Mantiqueira com a adesão de vários municípios, cada um adaptando o plano à realidade local. Extrema está localizada na divisa com São Paulo.Tem uma área de 243 quilômetros quadrados e 35 mil habitantes.

Conforme estudo realizado pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) em 2016, Extrema pulou da 569ª posição para o 1º lugar no ranking nacional de cidade mais desenvolvida do Brasil em menos de uma década (veja reportagem da revista Exame https://exame.abril.com.br/brasil/as-50-cidades-mais-desenvolvidas-do-brasil-segundo-a-firjan/?utm_source=whatsapp).

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Em sua palestra, o professor Gumercindo Souza Lima, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), abordou o tema Educação Ambiental em Áreas Urbanas próximas às Unidades de Conservação. Antes, no entanto, relembrou o histórico da política de preservação do país. Segundo ele, foram muitos tropeços até chegar ao modelo adotado e que ainda precisa de muita atenção. Apesar de sermos o país com maior área protegida – são 182 unidades de conservação -, muitas ainda estão apenas no papel, sem ações efetivas de proteção. Conceição do Mato Dentro possui três unidades de conservação: Parque Natural Municipal do Tabuleiro, Salão de Pedras e Serra da Ferrugem.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O PEAM

E-mail peam@cmd.mg.gov.br | (31) 3868.2431