19 DEZ 2018
EDUCAÇÃO
PARTICIPAÇÃO DE AGRICULTORES FAMILIARES NO FORNECIMENTO DE PRODUTOS PARA MERENDA ESCOLAR EM CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO TERÁ AUMENTO DE 38% EM 2019

CMD, QUARTA-FEIRA 19.12.2018 – A participação de agricultores familiares no fornecimento de alimentos para a merenda escolar em 2019 aumentou 38% em relação a este ano. Esse aumento vem acontecendo nos últimos anos graças à adesão dos agricultores familiares e ao esforço da administração municipal. A Chamada Pública Nº 02/2018 para a participação no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) aconteceu no último dia 12 de dezembro, na Sala de Licitações. Foram credenciados 29 produtores. Desses, seis agricultores participaram de forma individual, sendo que os demais apresentaram projetos de vendas organizados em cinco grupos informais. Foram dois grupos informais de áreas quilombolas – Três Barras e Candeias – e outros três grupos que contaram com a participação de agricultores cujas propriedades se estendem da região do Gondó a Santo Antônio do Cruzeiro, passando por Córregos e Tapera.

O resultado positivo foi além do aumento na participação de agricultores familiares, mas também na variedade de produtos: abóbora, alface, almeirão, banana, cheiro verde, couve, espinafre, limão, laranja, mandioca, dentre outros. Também foram credenciados produtos típicos da agroindústria familiar da região, como biscoito de polvilho e bolacha caseira. Outros dois produtos que também farão parte dos cardápios escolares municipais no ano de 2019 foram o queijo minas artesanal certificado e o mel de abelha em sachê. Esses últimos produtos de origem animal estão devidamente certificados e atestados do ponto de vista sanitário e irão agregar valor nutricional na alimentação dos estudantes.

AUMENTO NA PARTICIPAÇÃO DE AGRICULTORES FAMILIARES

ANO QUANTIDADE AUMENTO EM RELAÇÃO AO ANO ANTERIOR