11 DEZ 2018
SAÚDE
MUTIRÃO DA CATARATA BENEFICIA 38 PACIENTES DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO E ELIMINA A FILA DE ESPERA

CMD, TERÇA-FEIRA 10.12.2018 – Trinta e oito pacientes de Conceição do Mato Dentro que aguardavam por Cirurgia de Catarata conseguiram fazer a operação gratuitamente. Desta maneira, o município acabou com a fila de espera, sendo que alguns pacientes aguardavam há cerca de dois anos pelo procedimento. A realização da cirurgia ocorreu graças a uma parceria da Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro com a Secretaria de Estado da Saúde. As operações aconteceram no Hospital de Gouveia Dr. Aureliano Brandão, onde pacientes de 19 municípios da região foram atendidos no Mutirão da Catarata.

Todo o processo em Conceição do Mato Dentro foi organizado e operacionalizado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Regulação e Tratamento Fora do Domicílio. A maior parte das cirurgias foi realizada nos dias 27 e 28 de novembro, sendo que sete dos 38 pacientes retornaram ao hospital em nova data para fazer a operação no segundo olho. O transporte dos pacientes para Gouveia, que fica a 130 km de distância de Conceição do Mato Dentro, foi fornecido pela Secretaria Municipal de Saúde. Todos os pacientes foram e voltaram no mesmo dia. Os pacientes também puderam contar com um lanche, que as prefeituras disponibilizaram em apoio à parceria da equipe do Dr. Breno.

Todos os 38 pacientes beneficiados com o Mutirão da Catarata já tinham passado por consultas oftalmológicas, oferecidas pela secretaria municipal de Saúde por meio de credenciamento realizadas na Policlínica de Conceição do Mato Dentro. A Secretaria Municipal de Saúde informa que novos pacientes com diagnóstico de catarata e encaminhamento médico para atendimento oftalmológico devem procurar o setor de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) para que seja orientado quanto às providências necessárias.

MAIS ATENDIMENTO OFTALMOLÓGICO

E o ano que vem também começa com notícias boas para a saúde. Em janeiro de 2019, será realizado o Mutirão de Atendimento Oftalmológico em Conceição do Mato Dentro. Atualmente, o número de pedidos de consultas está em torno de 280 e a expectativa é que a demanda seja atendida. A consulta será destinada a pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde. No início do ano que vem, esses pacientes serão contactados com informações sobre a data e a realização do atendimento.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CMD