20 NOV 2018
CULTURA
CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO FIRMA PACTO DE IRMANAÇÃO COM SERRO E DIAMANTINA PARA FORTALECER O DESENVOLVIMENTO NO “CAMINHO DE SAINT-HILAIRE”

CMD, TERÇA-FEIRA 20.11.2018 – O francês Auguste François Cesar Prouvençal de Saint-Hilaire cruzou A Serra do Espinhaço há cerca de 200 anos passando por Conceição do Mato Dentro, Serro e Diamantina. Em sua expedição, fez estudos sobre a fauna, flora, geologia, povoamento, entre tantos outros temas da história desta região no inicio do século XIX. E foi o bicentenário desse trabalho de Saint-Hilaire que despertou nos três municípios a importância de formalizarem um Pacto de Irmanação, assinado pelos prefeitos de Conceição do Mato Dentro, Zé Fernando, de Serro, Guilherme Simões, e de Diamantina, Juscelino Roque.

O ato aconteceu no último sábado, dia 17 de novembro, durante a 32ª Festa do Queijo do Serro. “Um dia histórico! Conceição do Mato Dentro, Serro e Diamantina se tornaram cidades irmãs. O que já era de fato, tornou-se de direito. Seguiremos irmanadas na busca pelo desenvolvimento econômico, social, turístico e cultural da nossa região. Parabéns para todos nós”, declarou Zé Fernando, no evento de assinatura no Serro. Também estiveram presentes a secretária de Cultura e Patrimônio Histórico de Conceição do Mato Dentro, Silvana Lages, e a diretora de Patrimônio, Diva Cunha.

O pacto, conforme descrito no documento, busca “estabelecer profícuo e harmonioso convívio entre os municípios, o que certamente intensificará com a irmanação pretendida, processo que se mostra especialmente relevante pela visão de futuro que emana de nossos territórios como proponentes do Projeto Turístico Caminho Saint Hialire, na perpectiva ímpar de integrar hamoniosamente nossas políticas estratégicas para o turismo ao evidenciar o desenvolvimento territorial”.

Para alcançar este objetivo, o documento descreve os compromissos assumidos pelos três municípios. Entre eles, a construção de uma política pública de valorização histórica, ambiental e paisagística na região da expedição do francês. O projeto “Caminho de Saint-Hilaire” foi desenvolvido pelo turismólogo e consultor em Desenvolvimento Territorial, Luciano Amador dos Santos Júnior, natural de Diamantina. “A proposta é criar um corredor turístico, cultural, histórico, gastronômico, ambiental, medicinal, entre outros aspectos, do caminho percorrido por Saint-Hilaire”, destacou. O projeto tem o apoio da Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

PREFEITURA MUNICIPAL DE CMD