24 OUT 2018
CULTURA
COM MAIS DE TRÊS SÉCULOS DE HISTÓRIA, O PATRIMÔNIO DE CÓRREGOS COMEÇA A PASSAR POR UMA PROFUNDA REVITALIZAÇÃO

CMD, QUARTA-FEIRA 24.10.2018 – A beleza de Córregos encanta a todos que conhecem o distrito de Conceição do Mato Dentro, localizado a 20 quilômetros da sede. São mais de três séculos de fundação, mas o antigo povoado de Nossa Senhora Aparecida de Córregos ainda mantém viva sua história. Para preservar este patrimônio, será feita a restauração da igreja de Nossa Senhora Aparecida de Córregos, da Capela do Senhor dos Passos, do chafariz e da fachada de cerca de 50 imóveis que compõe o conjunto arquitetônico.

A revitalização é fruto de um Termo de Compromisso e de um Termo de Cooperação Técnica firmados pela mineradora Anglo American com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), já que a sede de Córregos é tombada, a Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro e o Ministério Público. As obras estão orçadas em cerca deR$ 3,6 milhões, sendo o investimento uma condicionante à atividade de mineração da Anglo em Conceição do Mato Dentro.

SERÃO INVESTIDOS CERCA DE:

• R$ 1,8 milhão para a restauração arquitetônica, higienização e imunização de elementos artísticos da igreja de Nossa Senhora Aparecida de Córregos,

• R$ 1,19 milhão para a restauração arquitetônica e de bens imóveis integrados a capela Senhor dos Passos,

• R$ 625 mil para a restauração do chafariz e fachadas de cerca de 50 imóveis de Córregos, com a consulta e a anuência dos proprietários e moradores.

As obras na Capela Senhor dos Passos já foram iniciadas. No dia 14 de novembro está marcada a abertura dos envelopes das empresas interessadas em participar da restauração da igreja. Já a recuperação das fachadas deve começar em dezembro.

HISTÓRIA

O povoado de Nossa Senhora Aparecida de Córregos é considerado o mais antigo do município. Fundado por bandeirantes em 1702, foi núcleo ativo de mineração, tendo seus primeiros habitantes explorado tanto o ouro como o diamante. Para desviarem o rio Santo Antônio, na sua lida mineradora, usavam o processo de desmonte, empregando o fogo de lenha para aquecimento das rochas, que depois de bem aquecidas recebiam o impacto da água represada, abrindo-se então, com o súbito resfriamento, fundos sulcos entre as pedras.

O distrito foi criado em 8 de junho de 1858, por meio da Lei Provincial nº 902. A simplificação do nome para Córregos ocorreu em 1911. Já seu núcleo histórico foi tombado em nível estadual em 6 de novembro de 2001.

Seu casario, distribuído por pequena praça e poucas ruas, forma um conjunto harmonioso que guarda o estilo colonial, reunindo casas térreas e algumas assobradadas, de construção simples, mas de características bem antigas, entre as quais se destaca o sobrado da praça Matriz.

Atualmente, Córregos tem cerca de 450 habitantes. A economia é baseada na agropecuária, artesanato, culinária (cachaça, geleia, polpa de frutas, farinha). Apresenta como áreas de lazer o rio Santo Antônio e as festas religiosas. A beleza de Córregos atrai muitos turistas e o local foi o escolhido para a gravação do especial de fim de ano da TV Globo em 2016, o “O Santino e o Bilhete Premiado”.