22 OUT 2018
MEIO AMBIENTE
TODAS AS RESIDÊNCIAS ESTÃO SENDO VISITADAS PARA A ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL CONHECER MELHOR E PLANEJAR O FUTURO DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO

CMD, SEGUNDA-FEIRA 22.10.2018 – A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro está realizando em toda a sede do município, por meio da Fundação Artística, Cultural e de Educação para a Cidadania de Viçosa (Facev)/Universidade Federal da Viçosa (UFV), o Cadastro Territorial Multifinalitário. A coordenação é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana. O levantamento reúne o registro de dados da base imobiliária urbana. Suas finalidades mais imediatas se referem ao planejamento físico e controle do uso do solo, à arrecadação municipal e à implantação dos serviços urbanos. Com base nas informações que estão sendo levantadas, por exemplo, será possível implementar o Programa “Conceição Legal”, que visa a regularização fundiária urbana.

Já foram concluídas as etapas da rede de referência cadastral e o levantamento topográfico de todas as ruas e vias do município. As visitas domiciliares para realização do cadastro imobiliário estão em andamento com a aplicação de questionários, o levantamento das edificações, com o registro fotográfico e, quando necessário, a medição da propriedade. Atualmente, as equipes de medição estão concluindo as visitas ao bairro Matosinhos e, posteriormente, percorrerão o bairro Cruzeiro. Mais de 5.000 residências já foram visitadas. Até o final do ano, o cadastro será concluído e estará à disposição da Administração Municipal, permitindo o acompanhamento dos resultados dos programas sociais e das políticas públicas, por meio da disponibilização de informações seguras e atualizadas, o que conduz a uma melhor participação social na gestão das cidades.