25 FEV 2013
ADMINISTRAÇÃO
Unidade da UEMG, em Conceição do Mato Dentro, irá oferecer curso gratuito de Agroecologia

Representantes da prefeitura de Conceição do Mato Dentro e da Anglo American visitaram, recentemente, a área do Posto Agropecuário onde será construída a unidade da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg). Na ocasião, também esteve presente o arquiteto contratado para a execução do projeto que abrigará o prédio central e laboratórios destinados ao curso de Agroecologia, o qual será oferecido gratuitamente. Após a elaboração do projeto, que tem prazo estimado de 60 dias para conclusão, a Anglo American realizará processo licitatório para contratação de empresa visando o início da construção do empreendimento. A previsão é que, ainda em 2013, aconteça o primeiro vestibular, o qual está condicionado à entrega da edificação. A expectativa é de 40 a 50 vagas.

O curso de Agroecologia está diretamente ligado à cultura agrícola, cuja atividade econômica foi historicamente representativa no município. Atualmente é desenvolvida em pequenas propriedades, tendo essencialmente como mão de obra o núcleo familiar e, por isso chamada, agricultura familiar. Importante ressaltar que a atividade representa prioridade mundial, que é garantir a produção de alimentos comida para as pessoas.

Neste contexto, a secretária municipal de Educação, Maria da Conceição Costa Lima Branco, salienta que, “no Brasil, em torno de 75% dos alimentos de mesa – aqueles consumidos diariamente – são oriundos da agricultura familiar. Esta, por sua vez, tem sido protegida e estimulada por políticas públicas, mas nota-se uma carência de recursos humanos com formação técnica adequada que contribua para o aperfeiçoamento desta agricultura”, justifica.

Sobre o curso: o curso de Agroecologia está focado no comprometimento com o desenvolvimento econômico e social sustentável da região e o seu Projeto Político Pedagógico (PPP) visa formar profissionais com habilidades e competências capazes de fazer frente às necessidades que se colocam no campo agroecológico. Seja na área de pesquisa pura e/ou pesquisa aplicada; na área do manejo de agros sistemas; produção de alimentos de qualidade e sem pesticidas ou, ainda, no desenvolvimento de práticas ambientais voltadas para a educação ambiental, pedra basilar de todo o processo agroecológico e fulcro da sustentabilidade.