CMD, TERÇA-FEIRA 25.09.2018 – Dia de sorrisos, de muitos sorrisos. Assim está sendo esta terça-feira, dia 25 de setembro, em Conceição do Mato Dentro, com a entrega de próteses totais e parciais a pacientes do município. Entre os beneficiados, pessoas que há mais de 30 anos perderam todos os dentes, como a senhora Maria Madalena de Souza, 63 anos. “Estou muito feliz”, disse ainda tímida e com o sorriso novo, logo após sair do consultório de odontologia, na Policlínica de Conceição de Mato Dentro. O planejamento é para que, por mês, sejam disponibilizadas 30 próteses. Os pacientes têm acompanhamento antes, durante e depois de receber as próteses. O primeiro passo para ser contemplado com o programa é procurar a unidade de saúde mais próxima de casa.
O projeto, custeado pela Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro, é uma promessa de governo do prefeito Zé Fernando. Quando foi chefe do Executivo em 2001, Zé Fernando também adotou esse programa e, agora, está retomando o projeto. “Estamos contribuindo para o resgate da dignidade e da autoestima das pessoas. A saúde bucal é uma prioridade do nosso governo”, declarou o prefeito Zé Fernando, que esteve conversando com os pacientes no Serviço Odontológico nesta terça-feira.
Além das próteses dentárias, a Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro está ampliando o número de consultórios odontológicos. Serão ao todo oito novos consultórios, sendo quatro adquiridos com recursos próprios e quatro frutos de uma parceira com a UFMG.
Um outro grande avanço na saúde bucal proporcionado por esta gestão foi reativar, no ano passado, o atendimento odontológico nos distritos. Semanalmente, a equipe de odontologia realiza atendimento nas áreas rurais beneficiando a população mais distante. E são os distritos que estão recebendo os novos consultórios odontológicos.
Além disso, o município está executando um trabalho de prevenção, principalmente nas escolas do município. “A saúde bucal é um dos programas de extrema relevância para saúde e autoestima do indivíduo”, declara a secretária de Saúde, Marizélia Radicchi.
A secretária ressalta ainda que a Prefeitura vem prestando um atendimento em rede, com os setores atuando em conjunto conforme a demanda da população. Por exemplo, pacientes do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPs) que também precisam de atendimento odontológico são encaminhados para o serviço e muitos deles estão recebendo próteses dentárias.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CMD
JUNTOS POR UM NOVO TEMPO