21 FEV 2013
CMD ACONTECE
Lideranças se reúnem amanhã (22) em Conceição do Mato Dentro para discutir a elaboração do Plano Regional Estratégico de grandes projetos minerários no Médio Espinhaço

Estima-se que a região receberá, nos próximos anos, investimentos da ordem de R$ 4 bilhões na exploração de jazidas de minério de ferro por empresas nacionais e multinacionais, gerando 4,6 mil empregos. Vale registrar que o município de Conceição abriga o maior projeto de exploração de minério em desenvolvimento no mundo

Amanhã, sexta-feira, dia 22 de fevereiro, de 10h às 16h, na Biblioteca Pública de Conceição do Mato Dentro (MG), um encontro de lideranças promovido pelo Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), e que envolve a participação de prefeitos e técnicos municipais, irá discutir a elaboração do “Plano Regional Estratégico” em torno de grandes projetos minerários do Médio Espinhaço. Estima-se que a região receberá, nos próximos anos, investimentos da ordem de R$ 4 bilhões na exploração de jazidas de minério de ferro por empresas nacionais e multinacionais, gerando 4,6 mil empregos.

O estudo vai traçar um diagnóstico de 15 cidades no entorno de Conceição, além de diretrizes para a estruturação dos municípios nas áreas da saúde, educação, defesa social, formação profissional, mobilidade urbana, habitação e saneamento, entre outros, visando atender o aumento de demandas a curto, médio e longo prazo. Neste contexto, vale lembrar que Conceição do Mato Dentro, na Região Central de Minas Gerais, distante 167 km da capital mineira, abriga o maior projeto de exploração de minério em desenvolvimento no mundo, que é o Minas-Rio, da Anglo American.

Embora o encontro represente um passo importante para as questões relativas ao tema, o prefeito de Conceição do Mato Dentro, Reinaldo César de Lima Guimarães (PMDB), considera tardia a ação do estado. “O governo demorou a agir, o Plano Regional Estratégico já deveria ter sido elaborado antes mesmo da vinda das mineradoras. Dessa forma, teríamos mais condições para preparar a cidade e o próprio cidadão para receber investimentos tão complexos como os da mineração. Ainda assim estamos otimistas, esperamos que o estado supere as falhas”, enfatiza.

O evento conta, ainda, com a parceria da Associação dos Municípios da Região do Médio Espinhaço (Amme), Conselho de Segurança Alimentar de Minas Gerais (Consea) e Ouvidoria Geral de Minas Gerais (OGE-MG).

Serviço

O quê: 1º Encontro para Elaboração do Plano Regional Estratégico em torno de Grandes Projetos Minerários no Médio Espinhaço

Data: amanhã, sexta-feira, dia 22, de 10h às 16h

Onde: Conceição do Mato Dentro