17 SET 2018
OBRAS PÚBLICAS
EMOÇÃO E FESTA EM MEMÓRIA DE ROQUE MORAIS MARCAM A INAUGURAÇÃO DE PAVIMENTAÇÃO DA RUA EM BREJAÚBA

CMD, SEGUNDA-FEIRA 17.09.2018 – Muito mais que uma obra, a inauguração da pavimentação da rua Roque Morais, em Brejaúba, distrito de Conceição do Mato Dentro, no sábado, dia 15 de setembro, foi um momento de boas lembranças e emoção para a família daquele que deu nome à via pública. O evento aconteceu no sábado, dia 15 de setembro, com a presença do prefeito Zé Fernando, parentes e amigos de Sr. Roque, que falecia há exatos 11 anos.

Roque Morais era um homem trabalhador e que muito ajudou a população da Baixada e da Brejaúba, bem como a todos que passavam pela sua casa. Viajantes, boiadeiros, tropeiros, todos que por lá passavam eram tratados com cordialidade. Eram recebidos por seu Roque Morais, que oferecia estadia e comida a quem precisavam, e sem cobrar nada.

Durante a inauguração da pavimentação, a neta de Roque Morais, Camila Morais Maurício, leu uma carta emocionante sobre o seu avô. No texto, ela também agradeceu ao prefeito Zé Fernando pela consideração com a família e a população de Brejaúba.

Veja abaixo a íntegra da carta

“Primeiramente, agradeço a Deus por nos proporcionar este dia maravilhoso, ao lado de amigos e familiares, em que estamos prestando esta homenagem a alguém que foi muito especial. Registro meu agradecimento ao prefeito Zé Fernando e às pessoas que o auxiliaram de forma direta ou indiretamente. Agradecemos também aos brejaubenses e aos moradores da Baixada que sempre nos acolheram com amor, respeito e carinho. Gostaria de citar nomes, mas como a lista seria muito extensa e não queremos nos esquecer de ninguém, em nome da família Morais fica a todos o nosso muito obrigado.

Este lugar me faz aumentar a saudade do meu avô, foram momentos únicos, eternizados na memória e guardados no coração de cada um de nós. É engraçado, mas exatamente hoje completam-se exatos 11 anos de falecimento dele, pois nos deixou em 15 de setembro de 2007.

Para quem não o conheceu vou contar um pouquinho do grande e sábio homem que foi o saudoso Sr. Roque Morais. Nascido em Ferros, casou-se com minha avó dona Conceição da Silva Morais e a partir daí vieram morar na fazenda a poucos metros daqui e juntos constituíram uma família.

Conhecido como “Tio Roque”, homem honesto, trabalhador, de coração nobre, ajudava todos os moradores daqui (baixada) e Brejaúba. Usava um chapéu de palha, óculos pretos e adorava andar descalço. Sapatos? Somente quando indispensável. Ah! Ele gostava de fumar um cigarro de palha que ele mesmo fazia na varanda da fazenda, era um mineiro da gema, simples, tranquilo e de bem com a vida.

O Vô nunca foi “rico” financeiramente, morava na fazenda que era de seu cunhado, “Tio Raimundo Lessa”, mas era rico de alma, coração e generosidade. Fornecia leite para as mães da Baixada, gratuitamente. Lembro-me que na fazenda eram cultivadas duas hortas, uma para uso de sua casa e outra para as famílias da Baixada e região. E não eram doados somente verduras, legumes e hortaliças, mas também, produtos como: rapadura, queijo, ovos, frango, torresmo e carne dos porcos que criava.

Naquela época, não existia transporte e todos viajavam a cavalo, e era o Vô Roque que emprestava seus cavalos quando as pessoas precisavam ir a Conceição do Mato Dentro, São Sebastião, Ferros e também para ir ao ponto pra pegarem o ônibus com destino a BH.

Sem falar as pessoas que passavam pela sua casa, sempre encontravam uma comidinha quente e gostosa e uma cama para descansar, sem cobrar nada por isto. O Vô teve e tem muitos filhos de coração, pois muitas crianças da baixada foram acolhidas e criadas por ele e pela minha avô de forma carinhosa e atenciosa.

Bom, depois dessas lembranças, resta dizer que realmente o Vô foi um homem simples, mas incrível. Uma pessoa que sinto saudade a todo instante que lembro dele e mesmo com sua ausência ele ainda consegue me ensinar muita coisa. Um exemplo é o quão a vida é passageira e o que deixamos de legado para as pessoas são as lembranças dos momentos bons que passamos com quem amamos; que o menos sempre será mais; que ajudar o próximo é uma dádiva e que a sabedoria está muito além dos livros.

Vô, aonde quer que o senhor esteja, saiba que serei sua eterna admiradora por tudo que o Senhor foi e representa pra nós!

Agora, seu nome ficara registrado na famosa Baixada, uma singela forma de agradecimento e dizer o quanto foi importante para todos que o conheceram.

Muito obrigada!”

Camila Morais Maurício, neta de Roque Morais

Confira álbum de fotos no Facebook.com/prefeituracmd pelo link  https://goo.gl/u3SZth