13 SET 2018
INFRAESTRUTURA, TRANSPORTE E SERVIÇOS
SETOP E DEER APRESENTAM PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DO AEROPORTO DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO AO PREFEITO ZÉ FERNANDO

CMD, QUINTA-FEIRA 13.09.2018 – O prefeito de Conceição do Mato Dentro, Zé Fernando, recebeu na quarta-feira, dia 12 de setembro, em seu gabinete, o superintendente de Infraestrutura Aeroviária da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (SETOP), Marco Antonio Migliorini, e o gestor de Projetos da Diretoria de Projetos do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DEER), Erbanio Pinto da Silva. Na reunião, foi apresentado ao prefeito o projeto de revitalização do Aeroporto de Conceição do Mato Dentro. O objetivo é preparar o aeródromo para obter a homologação e posterior autorização para voos comerciais, que começariam por meio do Programa Voe Minas.

Também participaram da reunião os secretários municipais de Governo, Jonas Pereira Paiva, e de Infraestrutura e Transportes, Ricardo Guerra Furtado, além do chefe da Defesa Civil Municipal, Júlio César Ferreira. “Um aeroporto funcionando a todo vapor será um grande avanço na logística do município e da região, impulsionando o desenvolvimento. Também temos de ressaltar que quando um paciente precisa de um socorro aéreo, ter um aeroporto homologado é uma exigência dos serviços de saúde para pouso de aeronaves”, declarou o prefeito.

A revitalização do aeroporto já havia sido anunciada por Zé Fernando no encerramento do Abeta Summit – XV Congresso Nacional de Ecoturismo e Turismo de Aventura, no final de agosto. Segundo o prefeito, possuir um aeroporto com voos comerciais será mais um atrativo para o turista visitar Conceição do Mato Dentro e região.

O secretário de governo, Jonas Pereira, informou que o Governo do Estado assumiu a elaboração do projeto, que inclui a revitalização completa, desde a pista, sala de embarque, cercamento, entre outras ações. A Defesa Civil participou da reunião já que possui um projeto de prevenção a incêndio cuja base será instalada no aeroporto. Jonas Pereira informou que a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro irá apresentar ao Governo do Estado em breve as suas considerações em relação ao projeto do novo Aeroporto de Conceição do Mato Dentro, que também tem a parceria da Anglo American.

VOE MINAS

O Voe Minas Gerais, Projeto de Integração Regional de Minas Gerais – Modal Aéreo, é uma iniciativa para promover o desenvolvimento econômico regionalizado. Com o Projeto, cidades mineiras tem ligação aérea com a capital. Atualmente, 20 municípios em Minas Gerais são contemplados pelo projeto. A aeronave selecionada para o Voe Minas, modelo Cessna 208 Caravan, é homologada pela ANAC e foi fretada pela CODEMIG da empresa TWO-Flex, através de licitação pública. O avião oferece até nove lugares para passageiros.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CMD