23 AGO 2018
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
PROJETO “LIGEIRINHO”: PROGRAMA DE ATLETISMO VAI BENEFICIAR 100 CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM CMD

CMD, QUINTA-FEIRA 23.08.2018 – Teve início neste mês de agosto, em Conceição do Mato Dentro, a implantação do projeto “Ligeirinho”, que vai possibilitar a prática do atletismo como instrumento de intervenção social e educacional. O público-alvo são crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos em situação de vulnerabilidade social. As inscrições para participar das atividades estão sendo realizadas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na rua Basílio Santiago, nº 91, Centro. Serão contemplados 100 crianças e adolescentes, com atividades duas vezes por semana, no Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que acontece no Espaço do Ministério.

A implantação do projeto está sendo feita pela Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que já contratou o professor de atletismo. O “Ligeirinho” integra o Programa de Apoio a Projetos da Região Central (PROAP CENTRAL), de iniciativa da Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais, do Programa Pólos de Cidadania da Universidade Federal de Minas Gerais, em parceria com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais. O município de Conceição do Mato Dentro foi contemplado pelo Edital 01/2017 do programa e já recebeu todo o equipamento necessário para a prática do atletismo.

Para os idealizadores do “Ligeirinho”, o atletismo auxilia as crianças e os adolescentes a enfrentarem os seus problemas, ganharem confiança, terem mais autocontrole, maior estabilidade emocional e melhor desempenho escolar, promovendo dessa forma a autonomia e o desenvolvimento humano. Além disso, reduz o tempo de exposição das crianças e dos adolescentes às situações de risco social e promove a inclusão social, a saúde, bem-estar e a qualidade de vida.