04 AGO 2018
PADRE ITAMAR SE DESPEDE DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO E RETORNA A ARAÇUAÍ

Aos 90 anos, com muita lucidez e serenidade, padre Itamar José Pereira decidiu deixar Conceição do Mato Dentro e se mudar, nesta segunda-feira, dia 6 de agosto, para o Bispado Diocese de Araçuaí, município onde começou seus trabalhos como padre. “Continuarei à disposição da Igreja para fazer uma benção, rezar uma missa ou o que for preciso”, disse padre Itamar, na tarde da última sexta-feira, dia 3 de agosto, quando, mesmo diante dos preparativos para a mudança e ao som da fita isolante fechando caixas na sala ao lado, se mostrou totalmente disponível para conversar com a reportagem e falar da sua experiência no distrito de Córregos e na sede em Conceição do Mato Dentro e contar um pouco sobre seus 59 anos de vida episcopal. “O que mais tenho a dizer é muito obrigado”, disse.

Padre Itamar viveu os últimos 12 anos e meio na região, sendo dez anos em Córregos e dois anos e meio na sede de Conceição do Mato Dentro, sempre em plena atividade. Mesmo nestes últimos dias, já se preparando para voltar para a terra natal, padre Itamar não polpou a agenda. Celebrou a Missa das crianças no último domingo, dia 29 de julho, e na terça-feira, dia 31, viajou para Guanhães para participar da celebração em que o arcebispo de Diamantina, Dom Darci Nicioli, assumiu os trabalhos pastorais da Diocese de Diamantina. Quem participou da cerimônia inclusive conta que Dom Darci fez questão de ressaltar e agradecer o trabalho de padre Itamar. Também estava presente na celebração, Dom Marcelo Romano, bispo diocesano de Araçuaí, e conceicionense, o que faz padre Itamar sorrir ao saber que Conceição do Mato Dentro continuará muito perto dele.

“A DISTÂNCIA NÃO DISSOLVE A AMIZADE”

DIZ PADRE ITAMAR, QUE DEIXA CMD E SE MUDA PARA ARAÇUAÍ

Estar com padre Itamar José Pereira, que depois de 12 anos e meio em Conceição do Mato Dentro se muda nesta segunda, dia 6 de agosto, para Araçuaí, é uma oportunidade de ter acesso a muita sabedoria. “Nada é fácil, mas não é impossível”, diz ele. E uma prova concreta disso vivida pelo próprio padre é ter feito a pé, aos 79 anos, o Caminho de Santiago da Compostela (Espanha e França). Foram 32 dias inesquecíveis, segundo padre Itamar, que se orgulha de contar e mostrar as imagens registradas em um álbum. Já em Conceição do Mato Dentro fez durante anos o caminho a pé entre Córregos e o Santuário de Bom Jesus do Matosinhos, na época do Jubileu. “São 24 km. Saíamos 8h e chegávamos às 17h”, lembra.

TRAJETÓRIA

Padre Itamar José Pereira nasceu em 26 de junho de 1928, em Teófilo Otoni, em uma família de sete irmãos, sendo quatro já falecidos. Em 1948, se mudou para Diamantina para se tornar padre. Em dezembro de 1959, concluiu o Seminário e retornou para Teófilo Otoni. Começou como padre em janeiro de 1960, em Araçuaí. Durante 15 anos atuou também como vigário. Foi o responsável na Igreja pelas cidades de Rubim, Jacinto e Salto da Divisa. Também esteve em Medina, Berilo, novamente em Araçuaí, Francisco Badaró, Chapada do Norte, Minas Novas, Turmalina e Veredinha. “Em comum, encontrei nesses municípios sempre um povo muito religioso, alguns mais ligados à música, outros à religiosidade. Em Córregos e Conceição, vi um povo religioso, simples e feliz”, diz padre Itamar.

FRASES

É preciso procurar a fraternidade, dialogar mais e saber escutar. A gente aprende quando escuta.

O país está complicado, mas cada um precisa assumir a sua responsabilidade.

Não é criticar, apedrejar. Violência não leva a nada.

Tem de viver hoje e preparar o amanhã com os pés na realidade. Nada é fácil, mas não é impossível.

A Igreja também de fazer o seu caminho conforme a realidade. O caminho de

se aproximar mais das pessoas.

O processo é lento e a história se repete. Caim matou Abel no começo do

mundo. Hoje os problemas são causados principalmente pela ambição e

inveja.

Estamos em um mundo muito fragilizado. Temos de partilhar: casa, educação e saúde para todos.

Cruzar os braços não resolve. É preciso saber escolher os bons líderes.

A distância não dissolve a amizade. O amor não tem fronteiras. Aqueles que amamos estão sempre presentes nas orações.