25 JUL 2018
EDUCAÇÃO
CMD CAPACITA SERVENTES PARA ADOÇÃO DE CARDÁPIO UNIFICADO NAS ESCOLAS COM PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR

CMD, QUARTA-FEIRA 25.07.2018 – “Merenda saudável, gostosa e que priorize os alimentos da agricultura familiar”. Assim o prefeito de Conceição do Mato Dentro, Zé Fernando, resume o convênio firmado entre as prefeituras municipais de CMD, de Santana do Riacho e o curso de Nutrição da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) de Unificação do Cardápio de Merenda Escolar.

Para a implantação do projeto, foi promovida a capacitação de serventes escolares em dois momentos: nos dias 19 e 24 deste mês, sendo cada dia para um grupo. O primeiro foi em CMD e o segundo na Serra do Cipó. “O treinamento incluiu exposição teórica, dinâmica de grupo e atividade prática de preparo de receitas do Cardápio Unificado. Um momento importante foi a troca de experiências entre as serventes na execução de pratos”, informou o nutricionista do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em Conceição do Mato Dentro, André de Matos Ferreira. A capacitação em CMD envolveu serventes das unidades de ensino fundamental e pré-escola da sede e dos distritos de Itacolomi, Tabuleiro, Candeias, Baú, São Sebastião do Bom Sucesso, Córregos e Três Barras.

Em um segundo momento, a capacitação será realizada com as serventes das outras unidades de ensino. A expectativa é que o Cardápio Unificado, que no primeiro semestre foi adotado de forma experimental na Escola Municipal Professor João Lima, na sede, e Amador Aguiar, no Distrito de Itacolomi, seja implantado a partir de agosto nas outras unidades de ensino onde já ocorreu a capacitação das serventes. “Os pratos preparados pelos grupos foram de comer com os olhos e com a boca”, disse a secretária municipal de Educação de CMD, Juliana Rajão.