02 ABR 2018
CURSO DE COMPETÊNCIAS MÍNIMAS DO CONDUTOR

A parceria com a ABETA para realizarmos o ABETA SUMIT 2018 no Destino Circuito Turístico Parque Nacional da Serra do Cipó, tendo como cidade Sede Conceição do Mato Dentro, a Capital Mineira do Ecoturismo, já está rendendo frutos!

Nos dias 22 a 25 de Março, realizamos o Curso com 21 guias já constituídos na região em sistema de imersao, com uma carga horária de 60 horas.

O Curso foi ministrado por Josemar Contesini, residente na Serra Gaúcha, nos Aparados da Serra, em Cambará do Sul – RS, atuante no mercado brasileiro como operador de ecoturismo e atividades de aventura desde 1998, desenvolvendo atividades orientadas em ambientes naturais, na vida ao ar livre, vivenciando os aspectos ambientais e culturais das regiões visitadas.

O Curso foi baseado nas Normas NBR – ABNT – ISO

E com os objetivos de:

• Capacitar os participantes para a prestação de serviços na atividade de Condutor de Turismo de Aventura;

• Nivelar o conhecimento técnico dos futuros Condutores de Turismo de Aventura;

• Melhorar a qualidade e segurança dos serviços prestados nesse segmento;

• Disseminar as boas práticas e estimular o interesse na aplicação dos requisitos da norma, preparando os participantes para futura certificação da conformidade ABNT NBR 15285.

O conteúdo foi dividido em aulas teóricas e práticas. Os participantes tiveram aulas ao ar livre, intercaladas com atividades desafiantes e estruturadas gerando importantes reflexões e aplicações práticas do conteúdo, proporcionando maior retenção da informação.

As dinâmicas foram aplicadas para que possam vivenciar e refletir sobre as habilidades e competências contidas na NBR ABNT 15285.

As habilidades Comportamentais Trabalhadas e as Técnicas de Condução de Grupos abordadas foram :

• Comunicação – Bem Estar, Condutor e Cliente;

• Educação e Convívio Social – Tomada de Decisão – Resolução de Conflitos;

• Liderança – Postura Profissional – Qualidade do Serviço – Habilidades Técnicas;

• Legislação – Planejamento de Atividade – Situações e Procedimentos de Emergência;

• Manutenção e Conservação de Equipamentos;

• Gestão de Perigos e Riscos – Desenvolvimento de Habilidades;

• Cartografia – Orientação e Navegação – Noções de Meteorologia;

• Técnicas de Mínimo Impacto Ambiental.

“O curso foi excelente superando minhas expectativas. Achei

ótima a ferramenta pedagógica utilizada para abordar o

conteúdo vasto. O tempo todo foi bem interativo com a

participação de todos de forma conjunta e satisfatória.”

Falou Saulo Marcos condutor da Serra do Cipó”.

Este foi só o inicio de todas as Qualificações que a Prefeitura Municipal juntamente com a Secretaria de Turismo e o Comtur planejaram para este ano. Já estão fechados com o SENAC, mais dois cursos de Guia de Informações Turísticas e Condutor Ambiental que vão abranger 40 pessoas em cada curso, totalizando 80 Conceicionenses qualificados para trabalhar na área de maior vocação do Município o Turismo. Encerrou a Secretária de Turismo de Conceição do Mato Dentro, Rejane Ottoni.

Confira no link as fotos das atividades realizadas durante o curso da ABETA SUMIT: https://goo.gl/xta3FP