20 MAR 2018
Porque o Proibido terá acesso proibido novamente?

Porque o Proibido terá acesso proibido novamente?

Quem conhece Conceição do Mato Dentro certamente se lembra de quando era proibido nadar no Poço Proibido. A restrição tinha a seguinte justificativa: naquela época, era lá que a COPASA captava água para abastecimento dos conceicionenses. Por isso, era fundamental manter a qualidade da água do poço a melhor possível. Os anos se passaram, a COPASA mudou seu ponto de captação para o rio Santo Antônio e o Poço Proibido foi incorporado ao Parque Natural Municipal Salão de Pedras. Com essas mudanças, a restrição do turismo e da recreação no Proibido deixou de existir.

Entretanto, os moradores do Alto do Baú ainda são abastecidos pela água do poço, que tem apresentado características físicas e químicas que a tornam impróprias para o consumo humano. A poluição das águas do Proibido se deve, em grande parte, não só ao fato de as pessoas nadarem no poço, mas também de utilizarem suas águas para finalidades não permitidas pela legislação, como dar banho em animais domésticos, lavar veículos, dentre outros mau usos bastante comuns. Têm sido frequentes, entre os moradores da região, casos de diarréia e de outras enfermidades tipicamente transmitidas por águas de baixa qualidade. Crianças e idosos são, normalmente, as principais vítimas.

Até que a COPASA atenda todos os moradores do Alto do Baú, estes precisam de água de boa qualidade. Diante disso, os conselheiros do Conselho Gestor do Parque Natural Municipal Salão de Pedras decidiram unanimemente, na última terça-feira (13/03/2018), pelo fechamento temporário do Poço Proibido. A decisão tem respaldo no Plano de Manejo do parque, que restringe o uso do balneário para recreação. A secretaria de Meio Ambiente fará o cercamento e a sinalização no local. A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, ciente de seu dever de garantir os direitos básicos a seus cidadãos, conta com a compreensão e a colaboração de todos.

CRÉDITO FOTOGRÁFICO: José Emílio Perillo