12 MAR 2018
EXPOSIÇÃO: “FÉ- RELEITURAS DE ESPERANÇAS IGUAIS”

FÉ é tema de exposição do artista plástico EULER ALVES na Fundação Casa da Cultura em Conceição do Mato Dentro – MG

O artista plástico que transforma sucata em obras de arte faz releituras de símbolos de fé e convida o público para refletir sobre as possibilidades de renascimento e a intolerância religiosa.

Com releituras de vários símbolos de fé, esta exposição traz o convite à conexão com aquilo que nos é mais puro e nos leva a encontrar neles o que mais nos reconecta com nossos sentidos. Nos convida a refletir sobre os vários caminhos que a esperança usa para nos aproximar daquilo que queremos. Nos leva a pensar sobre a intolerância religiosa tão mortal nos tempos atuais e nos chama para apreciar diversas manifestações para um fim igual, nos propondo pensar sobre o respeito à diversidade e escolhas individuais, junto à possibilidade de todas elas dividirem um mesmo espaço harmonicamente.

A exposição será inaugurada no dia 16 de março de 2018, SEXTA-FEIRA, às 18:30 horas. A entrada é franca.

Sob a gestão do Eco das Artes e com curadoria de Narly Simões, a exposição “FÉ – releituras de esperanças iguais” do artista plástico Euler Alves, apresenta mais de 20 obras, todas usando o lixo de sucata de ferro e madeira de demolição como matéria prima para sua construção. Entre as obras em exposição, destaque para o São Jorge, símbolo que circula por várias religiões, com sua releitura especial do cavalo e do dragão. Destaca-se também a Flor de Lotus, considerada sagrada e um dos símbolos mais antigos e mais profundos do nosso planeta.

O acervo conta ainda com um conjunto da Sagrada Família com peças com mais de 2 metros de altura, símbolo de fé e devoção da igreja católica.

Euler Alves trabalhou sobre os mais distintos símbolos e manifestações de fé para que, diante de todas essas peças artísticas e devocionais, o espectador seja levado a refletir sobre todas as possibilidades de fé, a intolerância religiosa tão mortal nos tempos atuais e a condição de todas essas manifestações, que buscam o mesmo objetivo, conviverem harmonicamente.

A exposição “FÉ- Releituras de esperanças iguais” do artista plástico Euler Alves tem entrada gratuita e ficará na Fundação Casa da Cultura de Conceição do Mato Dentro, sua realizadora, até o dia 19 de maio de 2018 e tem o apoio da Prefeitura Municipal da cidade.

SOBRE O ARTISTA

Artista plástico autodidata, com 19 anos de profissão, especializou-se na arte da Transformaçãodeobjetos –metal,chapasdeferro,arames,vergalhões,latas,madeira e papel – já descartados no lixo, em objetos de arte, tendo como linha mestra do seu trabalho, arte e sustentabilidade.

Natural da cidade de Caeté, trabalha atualmente em seu ateliê no Espaço Eco das Artes, na zona rural da cidade de Capim Branco, MG, onde através da comunhão com a natureza, desenvolve seu trabalho artístico.

Procura através da sua arte provocar reflexões sobre o caos da degradação ambiental, sobre a utilização e descarte da matéria e sobre a transformação daquilo que é pesado em sensações leves despertando sentimentos distintos.

Entre 2015 e 2016 cumpriu residência artística na Europa, na cidade de Galway, oeste da Irlanda, onde desenvolveu paralelamente aos seus estudos musicais, oficinas de arte para crianças e adultos. Visitou museus e galerias de arte em 12 países da Europa como parte dos seus estudos e pesquisas artísticas.

Em 2016, recebeu, da Câmara Municipal da cidade de Matozinhos, MG a homenagem de Moção de Aplausos pela relevância do seu trabalho unindo arte e sustentabilidade, realizado na região.

De outubro de 2017 a janeiro de 2018 participou como convidado da exposição coletiva “Aparecida 300 Anos” no Centro de Arte Popular – CEMIG no Circuito Liberdade em Belo Horizonte, com 06 releituras de Nossa Senhora Aparecida em ferro. Esta exposição circulará algumas cidades de Minas Gerais em 2018.

Atualmente trabalha em seu ateliê e circula com esta exposição “FÉ – releituras de esperanças iguais”

SOBRE A FUNDAÇÃO CASA DA CULTURA

A FUNDAÇÃO CASA DA CULTURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO TEVE SEU

INICIO NO ANO DE 1982, POR INICIATIVA DE INÊS EMANUELA DINIZ ( D. INEZINHA),

QUE MUITO REALIZAVA UM TRABALHO DE GUARDIÃ DOS COSTUMES LOCAIS, COM

FIRME PROPÓSITO DE SE CRIAR UM ESPAÇO PARA A CASA DE CULTURA.

“A FUNDAÇÃO É PESSOA JURÍDICA DE DIREITO PRIVADO, DE NATUREZA CULTURAL

E SOCIAL, SEM FINS LUCRATIVOS, COM AUTONOMIA ADMINISTRATIVA E

FINANCEIRA, REGENDO-SE PELA LEGISLAÇÃO QUE LHE FORA APLICÁVEL E PELO

SEU ESTATUTO”.