24 JAN 2018
FAÇA A SUA PARTE E PROTEJA-SE CONTRA A FEBRE AMARELA

Em resposta à situação da Febre Amarela que preocupa todo o país, a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro está realizando a vacinação de segunda à sexta-feira, das 07:30 às 16:30, na Policlínica Municipal, além da mobilização para conscientização de toda a população.

Essas ações têm como meta alcançar as pessoas que ainda não se vacinaram para a Febre Amarela, considerando que, desde abril de 2017, o Brasil adotou a dose única da vacina, conforme já era recomendado pela Organização Mundial da Saúde. Uma única dose da vacina confere imunidade para toda a vida, não sendo necessária a aplicação de dose de reforço. Segundo a planilha de cobertura vacinal da Secretaria Estadual de Saúde – SES-MG, Conceição possui uma cobertura acumulada para o ano de 2017 de 153,52%. Esse percentual é um dos maiores encontrados no âmbito dos municípios da Gerência Regional de Saúde de Itabira, a qual o município pertence.

Nos últimos 10 anos foram administradas aproximadamente 27.400 doses da vacina de Febre Amarela, sendo 5.349 doses em 2017. Desde 2017 a Secretaria Municipal de Saúde vem realizando a intensificação da vacinação, tanto na zona urbana quanto na zona rural, inclusive com vacinação “casa a casa” na zona rural.

A Secretaria Municipal de Saúde agora se prepara para o dia D de vacinação contra a Febre Amarela, que será realizado no próximo sábado, dia 27 de janeiro, na Policlínica e nos postos de saúde municipais, no horário de 07:30 às 16:30. Após o dia D, a Policlínica estará aberta também aos sábados, das 08:00 às 17:00, para atender à população local e flutuante que necessitar se vacinar e que não tem disponibilidade de ir até a Policlínica nos dias de semana.

De acordo com a Secretária de Saúde, Marizélia Radicchi, “estamos trabalhando para evitar a ocorrência de casos de Febre Amarela em nossa cidade. A maneira mais eficaz de nos protegermos é através da vacinação. Por isso, estamos intensificando nossas ações de modo a alcançarmos quem ainda não se vacinou. Nossos profissionais estão sendo orientados e estamos preparando nossa estrutura de saúde para atender aos possíveis casos suspeitos, caso apareçam. Além das ações na sede do município, estamos disponibilizando as vacinas também nos distritos, com atenção especial dada ao Tabuleiro, local que recebe a maior parte dos visitantes de Conceição do Mato Dentro”.

A partir de hoje, 24 de janeiro, a apresentação do cartão de vacinação será exigida aos visitantes na sede do Parque Natural Municipal do Tabuleiro, sendo que a entrada somente será permitida para aqueles que estiverem imunizados há pelo menos 10 dias. É também recomendado que os visitantes apenas frequentem os demais atrativos caso estejam vacinados.

A Prefeitura está realizando ainda uma vacinação itinerante pelas secretarias e órgãos da prefeitura, nos dias 24/01 e 25/01, a fim de garantir que todos os servidores municipais estejam protegidos.

Gestão 2017 | 2020 – Juntos por um novo tempo.