14 ABR 2017
Semana Santa em Conceição do Mato Dentro

VALORIZANDO TRADIÇÕES

A Prefeitura Municipal acredita que a identidade de um município é definida a partir de sua cultura, de seus costumes e tradições. Por isso, neste ano de 2017, estamos dando suporte à realização das apresentações cênicas do Grupo de Teatro Cia Arlecchino, a serem realizadas na Semana Santa, em parceria com a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. O objetivo desse patrocínio é resgatar o formato do Teatro dos Passos do Senhor, que acontecia nas ruas há anos atrás, com cada passo em um ponto diferente, e não em um palco fixo. Além disso, a intenção é valorizar a história e a religiosidade conceicionense, traço forte do nosso povo, e o trabalho da Cia Arlecchino, cuja direção das peças será feita pelo artista da terra, Riquinho Diana. A companhia está trazendo 10 atores de Belo Horizonte, que se juntarão a outros 50 atores e figurantes da cidade. Reforçamos que a Prefeitura está aberta para o diálogo com representantes de todas as religiões que possuem adeptos no município.

Contamos com a população para prestigiarmos o evento, valorizando a nossa cultura e a nossa fé. Serão realizadas pelo grupo 2 intervenções cênicas e 1 apresentação teatral. Conforme o cronograma abaixo:

– Quinta-feira (13/04): 18h – Cavalhada Romana (Procissão da Procura) – Cavaleiros da Guarda Pretoriana saem pelas ruas da cidade à procura de Jesus. A Cavalhada irá passar pelos bairros Matozinhos, Brejo, Cruzeiro, Maranhão, Cuiabá e Vila. Descendo a rua do centro histórico, Bandeirinha e Bairro Vermelho.

– Sexta-feira (14/04): 19h – Teatro dos Passos do Senhor, com 14 quadros da Via Sacra, do Rosário ao Matozinhos. (Caminho do Calvário).

– Sábado (15/04): 22h – 15ª Estação – Cena da Ressureição. Será realizada durante a missa de Páscoa.

Confira a programação completa:

DIA 07 DE ABRIL – PRIMEIRA SEXTA-FEIRA – SEMANA DAS DORES – MISSA ÀS 6 HORAS DA MANHÃ (SEM MÚSICA NA TORRE DO SANTUÁRIO E SEM TOQUE DE SINOS).

19 HORAS – VIA-SACRA NA MATINHA DO SANTUÁRIO COM TOCHAS E VELAS – TODOS LEVAREM VELAS.

DIA 08 DE ABRIL – SÁBADO – MISSA DA PAIXÃO DO SENHOR NA IGREJA DO ROSÁRIO.

DIA 09 DE ABRIL – DOMINGO DE RAMOS – BÊNÇÃO DOS RAMOS ÀS 7:30 NA MATINHA DO SANTUÁRIO, SEGUIDA DA MISSA DA PAIXÃO DO SENHOR ÀS 8HORAS, NO SANTUÁRIO.

19 HORAS – SANTA MISSA DA PAIXÃO DO SENHOR NO SANTUÁRIO (SEM RAMOS).

DIA 10 DE ABRIL – SEGUNDA-FEIRA – 19 HORAS – CELEBRAÇÃO PENITENCIAL PARA MULHERES, SEGUIDA DE PROCISSÃO DO DEPÓSITO COM A IMAGEM DE NOSSA SENHORA DAS DORES SAINDO DO SANTUÁRIO ATÉ A IGREJA DO ROSÁRIO.

DIA 11 DE ABRIL – TERÇA FEIRA – 19 HORAS – CELEBRAÇÃO PENITENCIAL PARA HOMENS, SEGUIDA DE PROCISSÃO DO DEPÓSITO COM A IMAGEM DO SENHOR DOS PASSOS, SAINDO DO SANTUÁRIO ATÉ O HOSPITAL MUNICIPAL.

DIA 12 DE ABRIL – 19 HORAS – PROCISSÃO DO ENCONTRO – AS MULHERES BUSCAM A IMAGEM DE NOSSA SENHORA DAS DORES NA IGREJA DO ROSÁRIO, OS HOMENS BUSCAM A IMAGEM DO SENHOR DOS PASSOS NO HOSPITAL E FAZEM A VIA SACRA ATÉ A QUARTA ESTAÇÃO. O ENCONTRO SERÁ EM FRENTE À CASA DAS IRMÃS CLARISSAS FRANCISCANAS. DE LÁ A PROCISSÃO CONTINUA FAZENDO O RESTANTE DA VIA SACRA ATÉ O SANTUÁRIO.

DIA 13 DE ABRIL – QUINTA FEIRA – 19 HORAS – SANTA MISSA DA CEIA DO SENHOR, CELEBRAÇÃO DO LAVA-PÉS E TRANSLADAÇÃO DO SANTÍSSIMO.

VIGÍLIA DE ORAÇÃO EM FRENTE AO SANTÍSSIMO DAS 20:30 ATÉ ÀS 14:30 DA SEXTA-FEIRA.

DIA 14 DE ABRIL – SEXTA FEIRA SANTA – 6 HORAS – VIA SACRA NA MATINHA DO SANTUÁRIO.

15 HORAS – SOLENE AÇÃO LITÚRGICA NO SANTUÁRIO – BEIJO DA CRUZ.

19 HORAS – TEATRO DOS PASSOS DO SENHOR, INICIANDO NA FRENTE À IGREJA DO ROSÁRIO E INDO EM DIREÇÃO AO SANTUÁRIO.

DIA 15 DE ABRIL – SÁBADO – AINDA DIA DE SILÊNCIO E MUITA ORAÇÃO – UNÇÃO DO ALTAR DO SANTUÁRIO COM PERFUME E CAMINHADA ORANTE EM DIREÇÃO AO CEMITÉRIO MUNICIPAL.

20 HORAS – SOLENE CELEBRAÇÃO DA VIGÍLIA PASCAL COMEÇANDO EM FRENTE AO SANTUÁRIO – MISSA DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR.

DIA 16 DE ABRIL – 8 HORAS – SANTA MISSA DE PÁSCOA NO SANTUÁRIO, SEGUIDA DE PROCISSÃO DO SENHOR RESSUSCITADO NO ENTORNO DO SANTUÁRIO.

10 HORAS – MISSA DE PÁSCOA COM AS CRIANÇAS. 19 HORAS – MISSA DE PÁSCOA NO SANTUÁRIO.