19 DEZ 2016
Sobrado da Prefeitura de portas abertas de novo

No último sábado (17), Conceição do Mato Dentro comemorou a reabertura do Sobrado da Prefeitura, casarão histórico do século XVIII que agora recebe o nome de Paço Municipal Embaixador José Aparecido de Oliveira. Em cerimônia emocionante, a reinauguração do espaço teve a participação da família do homenageado e a ilustre presença do Secretário de Estado de Cultura, Senhor Ângelo Oswaldo.

Fechado por mais de dez anos porque estava em estado avançado de deterioração, o Sobrado da Prefeitura foi contemplado no ano passado com uma intensa obra de restauração e adaptação, que trouxe acessibilidade ao imóvel. Os trabalhos perduraram por mais de um ano ininterruptamente e somaram um investimento de R$1.643.030,89 (um milhão seiscentos e quarenta e três mil e trinta reais e oitenta e nove centavos). Metade desta verba é oriunda de um a Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre Ministério Público e a empresa Anglo American, e o restante do recurso é verba conquistada pelo ICMS Cultural.

Com o salão principal cheio, o prefeito Reinaldinho proferiu seu primeiro discurso naquele lugar. Ele, que está prestes a deixar o governo, relembrou a dedicação e o empenho que sua equipe teve em recuperar este espaço que é tão emblemático para Conceição do Mato Dentro. E por toda a sua importância, recebe o nome “do homem público exemplar, seu mais fervoroso cidadão”, José Aparecido de Oliveira.

Zé Aparecido, como era chamado, teve grandes participações de destaque na história do país. Dentre estas, foi secretário particular do ex-presidente Jânio Quadros e deputado federal pela União Democrática Nacional. Foi governador do Distrito Federal de 1985 a 1988, ministro da Cultura entre setembro de 1988 e março de 1990 no governo de José Sarney, e embaixador em Portugal no governo do presidente Itamar Franco. Faleceu em 19 de outubro de 2007 por problemas de saúde.

O Sobrado da Prefeitura passa a sediar o gabinete do prefeito na parte superior e no piso térreo será futuramente instalado um espaço cultural.

O descerramento da placa de inauguração foi feito pelo Prefeito Reinaldinho; a secretária de Cultura, Diva Lucia; o vice-prefeito, Humberto Araripe; e o Secretário de Estado de Cultura, Sr. Ângelo Oswaldo.

A placa de homenagem foi descerrada pela família do Embaixador, o prefeito Reinaldinho e o Secretário de Estado de Cultura.