18 NOV 2016
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
SMDS realiza cursos profissionalizantes 100% gratuitos

Desenvolvimento Social é o viés administrativo que tem por objetivo dar dignidade a todos, que acredita na recuperação dos cidadãos em vulnerabilidade social e que aposta em suas habilidades. É assim que Conceição do Mato Dentro atua, capacitando e direcionando os cidadãos por meio de ações de incentivo, buscando fortalecê-los e fazê-los independentes. Como com os cursos que acontecem no CRAS – Centro de Referência em Assistência Social.

Etapa prática do curso de manicure e pedicure

No grafite, jovens desenvolvem arte e criatividade

Durante o segundo semestre desse ano, dezenas de usuários do sistema público de assistência social estão sendo beneficiados com os cursos profissionalizantes do SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, viabilizados pela Secretaria de Desenvolvimento Social. As modalidades escolhidas são grafite, patchwork, manicure e pedicure, designer de sobrancelha e maquiagem. Tudo 100% gratuito. Os únicos requisitos para participar é ter no mínimo 16 anos e possuir o NIS – Número de Inscrição Social.

Segundo a secretária Marisa Lages, os cursos são uma ação de inclusão social que vem transformando a vida das pessoas, oferecendo oportunidades de um futuro melhor para todos. “É uma oportunidade de aprendizado e requalificação profissional. É por onde eles retomam a confiança, a esperança e passam a enxergar novos horizontes, sendo também orientados a ter uma postura correta no mercado de trabalho para que lá eles se mantenham”, disse a secretária.

Além das questões técnicas de cada área, os alunos também são instruídos sobre conhecimentos sobre qualidade de vida, saúde, meio ambiente, cidadania, empreendedorismo e comportamento ético. O SENAC ainda se preocupa em desenvolver em cada um todas as competências necessárias para um profissional de qualidade.