Conceição ganhou recentemente uma nova proposta de proteção ambiental e sustentabilidade. A iniciativa partiu da ASCAMATO – Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Conceição do Mato Dentro que, além de coletar os materiais recicláveis e encaminhá-los para reciclagem, agora também transforma garrafas PET em vassouras ecológicas.
Os membros da ASCAMATO na conclusão da capacitação. Todos certificados
A reutilização do PET contribui duplamente para a preservação do meio ambiente. Porque além de evitar que o plástico seja depositado na natureza, levando 400 anos para se decompor, ainda colabora com a sobrevivência da palmeira piaçava, de onde é retirado o material para confeccionar as vassouras comuns e que está em risco de extinção. E as cerdas plásticas ainda são bem mais duráveis que as vegetais.
A produção das vassouras ecológicas de PET é resultado de um projeto da ASCAMATO aprovado pelo Programa de Apoio a Projetos da Região Central (PROAP Central), por meio da Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais e o Programa Polos de Cidadania da Universidade Federal de Minas Gerais. A contemplação garantiu à Associação o recurso para a implantação da fábrica e a capacitação dos associados. Agora, eles trabalham para aumentar a produção e a renda.
As vassouras são comercializadas porta a porta e esporadicamente em eventos públicos. Cada unidade custa R$12 (doze reais).
Quer saber mais?
Curta a página da ASCAMATO no Facebook e acompanhe o trabalho. Ou ligue (31) 98466-8895.
Coleta Seletiva
Contribua com o trabalho da ASCAMATO e ajude a salvar a natureza. Participe da coleta seletiva. Clique e veja quando o caminhão da coleta passa no seu bairro.
O processo de produção das vassouras ecológicas