27 OUT 2016
Como evitar acidentes com escorpiões

Conceição do Mato Dentro já registrou nesse ano 79 atendimentos médicos ocasionados por acidentes com escorpião. Mas, como evitar ser “atacado” por esse temeroso bicho? Primeiro, entendendo que o escorpião não ataca, ele apenas se defende. Ferroa apenas quando é tocado ou comprimido por alguém, seja uma ação intencional ou não. Por isso, a Secretaria de Saúde está orientando a todos sobre os principais cuidados que se deve tomar para que isso não aconteça.

• Não acumule folhas secas, lixo e entulhos nos quintais.

• Coloque o lixo em saco plásticos fechados, para evitar baratas e outros insetos;

• Deixe camas e berços afastados da parede;

• Evite que as cobertas encostem no chão;

• Não pendure roupas na parede;

• Verifique cuidadosamente calçados, roupas, toalhas e roupas de cama antes de usá-los.

• Use telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques;

• Não acumule lenhas e outros materiais que possam servir de abrigo para os escorpiões.

• Remaneje periodicamente material de construção que esteja usando, usando luvas de raspa de couro para proteger as mãos.

A maioria das espécies de escorpiões possui hábito noturno e eles são mais ativos durante os meses mais quentes do ano, em particular no período das chuvas. Mas, devido às alterações climáticas, estes animais têm se apresentado ativos durante todo o ano. Talvez por essa razão, a incidência dos acidentes com escorpiões no município tem sido alta. Em média, uma pessoa a cada quatro dias é ferroada. No ano passado, Minas Gerais registrou 17.789 casos de acidentes escorpiônicos.

Em caso de acidente

•Lave o local da picada com água e sabão;

•Procure um médico o mais rápido possível.

Não se deve

•Amarrar ou fazer torniquete;

•Aplicar álcool, querosene, fumo e ervas;

•Ingerir bebida alcoólica, pois pode agravar o caso.

Crianças com idade até 14 anos e idosos constituem o grupo de risco. Nestes casos, acidentes com escorpiões são classificados como OCORRÊNCIA GRAVE e as vítimas devem receber o soro antiescorpiônico.

ATENÇÃO!

A utilização de produtos químicos de higienização doméstica e de produtos utilizados como inseticidas, raticidas, mata-baratas ou repelentes não são recomendados. Isso provoca os escorpiões a saírem de seus esconderijos, aumentando o risco de acidentes.

O hábito dos escorpiões é de se abrigar em frestas de paredes, embaixo de caixas, papelões, pilhas de tijolos, telhas, madeiras e em fendas e rachaduras do solo. Devido a isso e à sua capacidade de permanecer meses sem se movimentar, não se aplica mais o tratamento químico (dedetização), pois não há eficácia desse tipo de controle.

Dúvidas ou informações, procure o Setor de Vigilância em Saúde pelo telefone (31) 3868-2698.