Um profundo estudo elaborado desde maio de 2015 chega ao fim e dá origem ao primeiro Plano Municipal de Saneamento Básico. Foram mapeados os problemas que envolvem as questões do abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem das águas pluviais e manejo de resíduos sólidos.
Entre trabalhos de campo, consulta à população e deliberações técnicas, definiram-se objetivos e metas, colocando-os em grau de prioridade para o município. Essas diretrizes estão formatadas em prazo imediato (de 0 a 3 anos), curto prazo (de 4 a 8 anos), médio prazo (de 9 a 12 anos) e longo prazo (de 13 a 20 anos) e devem ser alcançadas após execução dos programas, projetos e ações propostos.
Foi ainda elaborado um Plano de Investimentos com estimativa de custos e desenvolvido um Sistema de Informações de Saneamento para o município. Dessa forma, o PMSB passará a nortear as ações públicas na resolução dos problemas de saneamento num prazo de 20 anos. O objetivo principal do Plano é de universalização do atendimento à população, conforme estabelecido nas diretrizes da Política Nacional de Saneamento Básico – Lei n°. 11.445/2007.
O PMSB é um importante instrumento para que Conceição do Mato Dentro possa pleitear recursos federais e seja assertiva nas suas ações em prol de uma saúde humana e ambiental de qualidade. Agora o plano precisa ser aprovado pela população. Por isso, o documento será apreciado em . Participe!
Veja AQUI o conteúdo do PMSB.