06 OUT 2016
Coleta de latinhas nos eventos, uma ação da ASCAMATO

Agosto e setembro foram meses bastante festivos em Conceição do Mato Dentro. O Festival de Comida da Roça e o Projeto Matriz movimentaram o turismo, a cultura e o comércio, em especial o comércio de bebidas. Bebidas em latinha, que geram quilos e quilos de resíduos.

Você já parou para pensar onde foi parar essa “lixarada” toda? A gente conta para você.

É que enquanto o público estava entretido com tanta atração, talvez poucos tenham percebido que algumas pessoas ali estavam trabalhando. Isso mesmo! Eram os membros da ASCAMATO – Associação de Catadores de Materiais Recicláveis, que estavam a todo tempo recolhendo as latinhas vazias, evitando a poluição visual e ambiental.

E você sabe quantos quilos de latinha a ASCAMATO coletou?

354 quilos!

E você tem ideia de quantas latinhas esse peso corresponde?

Cerca de 23.718. Isso porque para cada quilo de alumínio, são necessárias 67 latinhas aproximadamente.

Com a coleta das latinhas, a ASCAMATO contribui para a limpeza da cidade e ainda direciona esses resíduos para a reciclagem. Ou seja, evita que o meio ambiente seja degradado tanto pela decomposição dos materiais químicos que causam danos à natureza, quanto pela retirada de matéria-prima para a produção de novas latinhas.

Você Sabia?

A CADA QUILO DE LATINHA, SÃO POUPADOS 5 QUILOS DE BAUXITA, o minério de onde se produz o alumínio.

Não é o máximo pode proteger a natureza com essa atitude?

E você, também faz a sua parte?

Separe os materiais recicláveis na sua casa e coloque para fora nos dias em que houver coleta seletiva no seu bairro. São materiais recicláveis os chamados resíduos secos: papel, plástico, metal e vidro. A ASCAMATO e a natureza precisam da sua ajuda!

Clique e acesse o calendário da COLETA SELETIVA.