03 OUT 2016
Educação avança e supera mais uma vez a meta do IDEB

Os resultados do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, divulgados no dia 8 de setembro, mostram que Conceição do Mato Dentro superou mais uma vez a meta projetada para as escolas municipais que atendem crianças da 4ª série / 5º ano. De acordo com o quadro do Ministério da Educação, esperava-se que em 2015 o município alcançasse a média 4.5, mas CMD registrou 5.2, superando, inclusive, a média projetada para o ano de 2019.

Para a secretária municipal de Educação, Juliana Rajão, esse resultado é consequência de um trabalho integrado que vem sendo feito com a valorização e capacitação dos profissionais, a promoção de melhorias nos espaços escolares, a inserção de projetos extracurriculares e o protagonismo das crianças com incentivo à criatividade e inovação.

“O município tem investido em muitas ações para melhorar o rendimento dos nossos alunos através de um acompanhamento pedagógico muito presente dentro das escolas”, disse a secretária. Ela explicou que isso foi possível a partir da criação do cargo de coordenador pedagógico, profissional responsável por coordenar a equipe de supervisores da rede municipal e trabalhar próximo aos professores na implementação de novas e eficientes práticas pedagógicas para garantir a qualidade da educação em todo território municipal.

Juliana acredita que as aulas de reforço, os projetos de leitura e a melhoria da infraestrutura da rede escolar foram fatores importantes para alavancar o índice do Ideb. Além do plano de cargos e salários do magistério, construído com a participação direta dos servidores da categoria, garantindo o salário dos professores acima do piso nacional e o 14º salário.

“Estamos em pleno processo de ascensão na qualidade da educação municipal, uma vez que valorizamos o trabalho dos nossos professores e nos preocupamos com o desenvolvimento integral do nosso aluno. Acreditamos que estamos no caminho certo para tornarmos a nossa educação em grau de excelência e assim sermos referência nos cenários regional e estadual”, finalizou.

O Ideb, divulgado a cada dois anos, é calculado com base nos índices escolares (notas de português e de matemática) e no fluxo escolar (números de reprovação e evasão), conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação.

ideb 2016