16 JUN 2016
Crianças aprendem que as abelhas fazem muito mais que mel

Você sabe o que são abelhas, claro. E, obviamente, também sabe que são elas que produzem o mel. Mas você sabe o quais são as “Abelhas Naturais Brasileiras” e qual a importância delas para a manutenção da natureza? As crianças das escolas municipais estão por dentro do assunto, que foi tema da Semana do Meio Ambiente promovida pelo Instituto Estadual de Florestas em parceria com a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro e a brigada PCS da Anglo American.

O projeto foi aplicado aos alunos das escolas Ana Vieira de Andrade (Tabuleiro), Bruno Pires Carneiro (Povoado do Baú) e José Patrocínio Candeias (Povoado de Candeias), que estão localizadas no entorno do Parque Estadual Serra do Intendente e do Parque Natural Municipal do Tabuleiro. As atividades fazem parte de uma proposta mais ampla que vem sendo aplicada nessas comunidades para promover a educação ambiental àqueles que estão tão próximos dos maiores patrimônios naturais do município.

Na última semana, os alunos aprenderam que já foram catalogadas mais de 300 espécies de abelhas indígenas brasileiras e que elas são responsáveis por cerca de 40 a 90% dos processos de polinização, tanto de árvores nativas como de culturas exóticas e culturas agrícolas. Ou seja, esses pequenos seres vivos têm enorme importância no equilíbrio do sistema. E desse equilíbrio depende fundamentalmente o homem. O que não é novidade, pois Einstein já havia avisado: “Se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais, não haverá raça humana.”

As crianças que em 2015, durante a Semana Florestal, acompanharam e ajudaram no plantio de árvores nativas, agora já sabem melhor como mantê-las fortes para crescerem vigorosas. Não depende só do solo ou da água, depende de manter as abelhas vivas também. E elas aprenderam tudo isso de maneira dinâmica e divertida: contação de histórias, atividade musical, palestra interativa e estudo prático de comportamento de espécies.

E agora que você também já sabe importância das abelhas para a natureza, contamos com a sua ajuda para preservar as espécies. E lembre-se, ainda, de manter boas atitudes diárias de preservação do meio ambiente: não desmate, não jogue lixo, não desperdice água e economize energia. Atendendo a esses pequenos hábitos, você fará uma grande diferença para o mundo.