10 MAI 2016
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
CRAS volante leva artesanato aos distritos

Um outro trabalho do CRAS – Centro de Referência em Assistência Social que tem auxiliado os cidadãos em vulnerabilidade social é a oficina de artesanato. Realizado nos distritos de Costa Sena, Santo Antônio do Norte – Tapera e Brejaúba, o trabalho acontece desde 2015 e soma 43 beneficiários.

O ofício é para homens e mulheres, mas é muito mais procurado pelo público feminino, que assume as vagas quase que em sua totalidade. Eles aprendem técnicas de pintura, colagem e moldagem em papel, madeira e tecido e, conforme vão aprimorando seus conhecimentos, já se preparam para iniciar a comercialização dos produtos.

A evolução dos alunos deixa a professora Jozilane de Souza bem otimista. Ela, que é Educadora Social, apoia e encoraja os aprendizes a colocar os trabalhos na vitrine, orientando-os a contabilizar os custos e a valorizar a mão de obra. E tudo é levado em conta. “Não basta ter talento e produzir um item com qualidade, é necessário que a peça traga diferenciais em sua concepção”, afirmou. Para ela, o que valoriza o trabalho, de fato, é a criatividade do artesão.

O artesanato é uma atividade que traz vários ganhos: ocupa o tempo, ajuda no combate a depressão, desenvolve habilidades e ainda apresenta uma alternativa econômica. “É gratificante vê-las alegres, divertindo-se e ao mesmo tempo mostrando seriedade, pois vêm nesse trabalho a possibilidade de gerar renda”, declarou Jozilane.

Jozilane é responsável por conduzir os trabalhos em Costa Sena e na Tapera. Já em Brejaúba, quem é responsável por isso é a Agente Social Eunice Ferreira. Gente que faz a diferença na vida de muita gente.