01 ABR 2016
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Grupos do CRAS geram benefícios familiares e sociais

Os cidadãos de baixa renda e em vulnerabilidade social têm ganhado cada vez mais opções de se integrar à sociedade com empoderamento. Desde 2014, os trabalhos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS – Centro de Referência em Assistência Social trazem aos assistidos novas práticas para o bem-estar e capacitação profissional.

Os trabalhos são divididos em grupos de acordo com a faixa etária e o público alvo. Crianças, adolescentes, adultos e gestantes se reúnem periodicamente com os educadores sociais e técnicos psicossociais que conduzem as oficinas na sede e nos distritos (CRAS volante). Atualmente, aproximadamente 300 pessoas são atendidas.

Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Social Marisa Lages, os grupos de fortalecimento de vínculos auxiliam na prevenção de situações de riscos sociais e aumentam o acesso aos direitos da cidadania. “Nossos dados são muito positivos, tanto do ponto de vista social como familiar. Por meio dos grupos do CRAS trabalhamos a autoestima, o amor próprio e autoconfiança, essenciais para que as pessoas aprendam a lidar com as dificuldades e os conflitos com mais suavidade”, disse Marisa.

Os resultados são vistos no IDH – Índice de Desenvolvimento Humano do município. Com o afastamento das linhas de risco e com o fortalecimento dos vínculos familiares, aumenta o interesse pela elevação escolar e pela qualidade de vida.

Música, capoeira, pintura, artesanato, atividades de lazer, orientação aos beneficiários de cesta básica, grupo de gestantes, elaboração de currículos e orientação profissional são alguns dos grupos em atividade atualmente.

Para participar dos grupos, o cidadão deve possuir o número de identificação social – NIS do Cadastro Único.

Se você tem interesse ou conhece alguém que queira participar dos Grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, procure o CRAS, situado à Rua Basílio Santigo, nº 91, Centro.

Oficinas de culinária, pintura e bordados são alguns exemplos dos trabalhos desenvolvidos pelo CRAS