Quase pronto, o PMSB – Plano Municipal de Saneamento Básico chega a uma etapa importantíssima: o prognóstico. É hora de definir objetivos e metas que nortearão os planos, os projetos e as ações para solucionar os problemas de água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos. A equipe técnica já fez isso e agora os estudos passarão pelo crivo da comunidade, que pode e deve contribuir para que o Plano chegue à sua versão final com viabilidade e sustentabilidade.
Essa parte do estudo considera um horizonte de 20 anos, com definição de prazos imediato (de 0 a 3 anos), curto (de 4 a 8 anos), médio (de 9 a 12 anos) e longo (de 13 a 20 anos).
E é a isso que a população vai ter acesso nos seminários locais que serão realizados de 7 a 11 de março. Todas as regiões do município serão contempladas. que dia a equipe estará mais próxima da sua casa e compareça para dar a sua contribuição.
Sobre o Plano
A elaboração do PMSB conta com a consultoria da FUNEC – Fundação Educacional de Caratinga, contratada por meio de uma parceria do IBIO – Instituto BioAtlântica e do CBH Rio Santo Antônio – Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Santo Antônio , com recursos advindos da cobrança pelo uso da água da bacia na qual Conceição do Mato Dentro está inserida.
A FUNEC está direcionando os trabalhos em conjunto com a equipe técnica da Prefeitura de CMD, que compõe o Comitê Executivo. Porém, por não se tratar de um documento estritamente técnico e para garantir uma cooperação mútua dos vários segmentos da sociedade, um Comitê de Coordenação também foi instituído, composto por representantes da Sociedade Civil Organizada, da Câmara dos Vereadores, da COPASA e da Prefeitura. Além disso, o município foi dividido em 15 setores de mobilização (3 da sede e 12 dos demais distritos) que elegeram delegados para representá-los nas oficinas que acontecem na sede.