07 JAN 2016
Pequenos escritores, grandes histórias

No final do ano letivo de 2015, um trabalho surpreendeu professores, diretores e familiares dos alunos do 5º ano das escolas municipais. Eles escreveram livros, publicados pela editora Edelbra, e tiveram até uma noite de autógrafos para o lançamento. O tema “Meu Brasil Solidário”, escolhido por eles mesmos, dirigiu histórias inspiradas em sua própria realidade, a realidade de um povo que desde a infância sabe bem a importância do bem querer o próximo.

Ler e escrever são conquistas importantes na vida de uma criança. São certificados de conhecimento, autonomia e autoconfiança. A criança que lê desenvolve a criatividade e a imaginação, adquire conhecimentos, cultura e aprende valores. Também aprende a entender melhor o mundo e a si mesma.

“A proposta da Edelbra foi de auxiliar-nos no desenvolvimento das competências de ler e escrever de nossas crianças, mas os alunos foram além. Eles levaram a sua própria vida para as páginas do livro. Tão jovens, mas com histórias admiráveis que encantaram e surpreenderam a todos nós”, declarou com orgulho a secretária municipal de Educação, Juliana Rajão.

E agora, seus nomes também chegam além. Passam dos livros de chamadas e dos crachás para a capa de um livro. Elas percebem que por meio das letras podem registrar, criar e inovar; podem imaginar e realizar; podem ultrapassar barreiras e ganhar o mundo. É essa a ideia do Projeto Pequeno Escritor.

Os pequenos escritores foram revelados nas Escolas Municipais Ana Vieira de Andrade (Tabuleiro), José Aniceto Costa (Barro Vermelho), Levindo Pinto de Oliveira (Capitão Felizardo) e Professor João Lima (Centro). Os exemplares dos livros estão sob domínio dos autores e também disponíveis nas bibliotecas das escolas.

Cada aluno escreveu seu próprio livro

Em noite de autógrafos, os alunos lançaram seus livros