28 DEZ 2015
Prefeitura lança campanha de segurança nos atrativos naturais

Clique na imagem e leia as orientações de segurança.

A chegada do verão, somada às férias escolares e os recessos festivos. Cachoeiras, balneários, cânions e um cenário maravilhoso mato a dentro são ingredientes perfeitos para grandes diversões. Mas um descuido pode levar tudo por água abaixo. Por isso, a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro está lançando uma campanha de segurança nos atrativos naturais, pela conscientização e respeito à vida e à natureza.

Segurança e atenção nunca são demais. A campanha visa orientar a todos que procuram destinos aventureiros com dicas que vão desde o preparo em casa até a chegada ao destino final. O material, simples e objetivo, é resultado de um trabalho entre a Secretaria Municipal de Turismo, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Conselho Municipal de Turismo e o Instituto Estadual de Florestas.

As atividades aquáticas são os principais objetos da campanha, motivada pelo trágico acontecimento no mês de novembro no Poço Pari. “Sempre orientamos os turistas que nos procuram, indicando os riscos de cada destino e as boas práticas que devem ser tomadas, além de termos um receptivo na Cachoeira do Tabuleiro onde cada visitante é instruído e assina um termo de ciência e responsabilidade. Mas assumimos a necessidade de uma campanha para que as informações sejam amplas e incisivas”, disse a secretária Municipal de Turismo, Rejane Ottoni.

O Poço Pari, no Distrito de Tabuleiro, onde duas mortes foram registradas no mês passado, está localizado em propriedade particular, mas sua estrutura para recepção ao turista e os cuidados tomados por seu proprietário fazem do atrativo, que é o segundo mais procurado na região, um modelo de gestão privada no município. “Isso não quer dizer que estamos alheios às questões do Pari. A verdade é que a Prefeitura é agente fiscalizador, compartilha dos seus cuidados e se preocupa com as atividades ambientais e turísticas ali desenvolvidas. Por isso, estamos em constante contato com o proprietário, inclusive auxiliando-o no reforço da sinalização dos locais de perigo”, ressaltou Rejane.

Embora lançada na alta temporada, a campanha será permanente. O material será integrado ao kit turístico distribuído pela Secretaria de Turismo e em breve estará disponível também em toda a rede hoteleira e comércio em geral. A divulgação em mídia online, em especial redes sociais, ampliará o alcance da campanha, preparando os turistas antes mesmo que eles cheguem a Conceição do Mato Dentro.

A campanha é para todos que vão a qualquer lugar, seja este de domínio público ou privado. O importante é PRESERVAR A VIDA E RESPEITAR A NATUREZA.