23 DEZ 2015
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Prefeitura sorteia os lotes doados à comunidade de baixa renda

A tarde de ontem foi de muita alegria para 99 famílias beneficiárias do Programa Terra Lar, o programa habitacional da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro. Elas foram contempladas com áreas no loteamento municipal criado para mitigar as ocupações irregulares próximas ao Parque Salão de Pedras. Com essa medida, aqueles que ali morarem terão, além de moradia regularizada, a cobertura de serviços públicos de infraestrutura e saneamento básico.

“No ano passado doamos 30 casas populares às famílias em situação bastante vulnerável e agora, com a doação dos lotes, permitiremos que outras famílias de baixa renda também possam construir suas vidas com dignidade. Enche-me de alegria ver que sonhamos juntos e agora estamos realizando”, disse o prefeito Reinaldinho.

Políticas públicas de habitação têm sido alavancadas pelo governo Reinaldinho diante do extremo conflito social que o município vem enfrentando. O déficit habitacional, agravado pela especulação imobiliária, gerou invasões de áreas públicas e de proteção ambiental. E isso não só entrou em choque com as políticas de desenvolvimento, mas como desestruturou as famílias, que, morando em lugares inapropriados, não tinham luz, água e nem esgoto.

O projeto de urbanização do entorno do Parque Municipal Salão de Pedras é uma das medidas prioritárias que, agora já realizada, apresenta soluções para qualidade de vida das pessoas e o crescimento ordenado da cidade. O loteamento municipal é dividido em 300 (trezentos) lotes. Destes, 99 (noventa e nove) foram sorteados na data de ontem e mais 13 (treze) serão sorteados na próxima segunda-feira. Os demais ainda estão sendo preparados para posterior doação.

O sorteio dos lotes define, de forma democrática, o local onde cada família construirá a sua casa. A escolha das famílias foi feita pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social que cadastrou previamente os beneficiários sob critérios como: renda familiar entre 1 (um) e 3 (três) salários mínimos; mulheres arrimo de família; famílias com crianças de 0 a 14 anos; deficientes físicos; estar em área de risco ou insalubre; ser conceicionenses ou residir na cidade há pelo menos cinco anos.

O Prefeito Reinaldinho e alguns dos beneficiários