16 SET 2015
Pais falam sobre violência e assumem a cultura da paz

Um cronograma de atividades com os pais dos alunos da rede municipal tem incentivado uma rotina familiar com mais relacionamento e cumplicidade com os filhos. Desde que o “” começou, os adultos tem se engajado cada vez mais nas causas em prol do desenvolvimento produtivo e saudável das crianças. Agora, eles falam de violência e querem fazer de seus filhos adultos melhores e mais conscientes.

O tema violência foi sugerido pelos próprios pais, e as psicólogas Thaís Ferreira e Denise de Miranda brilhantemente dividiram o trabalho em três pontos: violência de gênero, prevenção ao abuso sexual infantil e violência doméstica. Comumente tidos como tabus sociais, tais assuntos foram bem aceitos pelo grupo que não se intimida em compartilhar suas experiências com todos.

Segundo as psicólogas, quando da existência desses problemas em casa, a criança que não verbaliza o que presencia tende a demonstrar um comportamento agressivo na escola. Isso se explica tanto pelos exemplos a que ela assiste, quanto pela incapacidade de lidar com suas emoções, com aquilo que a aflige. Assim acontece no contrário. Quando o seu lar é o seu lugar de conforto e de amor, o aluno se mostra mais sociável e amigável e ainda alcança um rendimento escolar mais alto.

E é isso que a Secretaria de Educação pretende alcançar, famílias em harmonia que sejam, de fato, o referencial das crianças, sem exemplos de violência e desamor. A fragilidade de uma criança ainda pode fazer com que ela se refugie nos braços de gente maldosa ou até mesmo nas drogas.

Mas os pais estão mais atentos. Sua participação entusiasmada no Encontro de Famílias mostra o seu comprometimento em fazer do seu lar um lugar mais interessante. A partir dos testemunhos de suas vivências, eles compartilham experiências e estimulam uns aos outros a mudarem comportamentos, a serem pais mais presentes, maridos e mulheres mais respeitosos e a fazer de sua família uma família mais feliz. Como num grande grupo de ajuda, eles trabalham juntos pela cultura da paz.

Projeto trabalha com os pais temas relacionados ao desenvolvimento e à educação das crianças