A campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos em Conceição do Mato Dentro atingiu duas vezes o número estimado pelo Estado. Ao todo, foram imunizados 4.400 animais e a expectativa é que o município receba, até o final do mês, mais um reforço para vacinação do restante da demanda, localizada em localidades rurais. Mesmo com número insuficiente de vacinas, a Secretaria de Saúde comemora a adesão da população e o sucesso da campanha.
As doses da vacina antirrábica são fornecidas ao município pelo Estado por meio da Gerência Regional de Saúde em Itabira. O cálculo da meta municipal foi feito com base nos resultados alcançados na última campanha, realizada em 2013, quando cerca de 2.200 animais foram vacinados. Entretanto, o número de vacinas programadas foi insuficiente.
Conceição recebeu 2.500 doses para realização da campanha, que aconteceu entre os dias 20 de julho e 24 de agosto. No decorrer da campanha, o município solicitou e recebeu três reforços, totalizando mais 1.900 doses. Mesmo assim, algumas localidades não puderam ser atendidas e a expectativa é que nos próximos trinta dias mais doses sejam direcionadas para que todo o território seja abrangido.
Segundo o coordenador de zoonoses, o veterinário Marco Paulo Sanches, “a Gerência Regional de Saúde de Itabira já está ciente do nosso caso. Até o final de setembro, os municípios que, porventura, tiverem doses remanescentes devem devolvê-las ao Estado e, caso isso aconteça, as vacinas nos serão concedidas. Estamos no aguardo.”
Estima-se que pelo menos 500 animais ainda aguardam para serem vacinados nas localidades de Tabuleiro, Serra do Tomaz, Buraco, Três Barras, Gondó, Água Fria, Pito Aceso, Passa Sete e Sumidouro. “Para o próximo ano, espera-se que a programação do Estado abranja a real totalidade de animais e que nenhum animal fique sem ser atendido. Essa é a nossa meta para o próximo ano”, finalizou Sanches.