Neste sábado, dia 1º de agosto, é o Dia Mundial da Amamentação e em decorrência desta data a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar a I Semana Comemorativa da Amamentação. Palestras e atividades educativas serão realizadas nos postos de saúde, reforçando a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis primeiros de vida do bebê. Um ato simples, mas que muitas vezes é prejudicado pelos hábitos da vida moderna e pela grande oferta de produtos alimentícios para esta faixa etária.
O leite materno contém todos os elementos nutricionais para o bom e correto desenvolvimento da criança: proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água. Além disso, contém determinados subsídios que o leite em pó não consegue incorporar,
tais como anticorpos e glóbulos brancos. É por isso que o leite materno protege o bebê de certas doenças e infecções, tais como: otites, alergias, vômitos, diarreia, bronquites e meningites.
Os inúmeros benefícios da amamentação também são considerados para as mulheres: combate a hemorragia pós-parto e acelera a recuperação da mulher; facilita a perda de peso; diminui o risco de câncer de mama, ovário e endométrio; e diminui o risco de desenvolver diabetes tipo 2.
Além dos benefícios fisiológicos, o processo de amamentação fortalece o vínculo da mãe com o filho. Vale lembrar também que o leite materno é gratuito.