19 JUN 2015
Mutirão de extermínio da dengue arrecada 12 toneladas

A coleta especial para extermínio da dengue, realizada de 08 a 12 de junho, arrecadou 12 toneladas de materiais acumuladores de água que foram destinadas a ASCAMATO – Associação dos Catadores de Recicláveis de Conceição do Mato Dentro. Entre os resíduos, pneus, garrafas, latões e caixas d’água, os grandes vilões dos quintais, excelentes moradas para o mosquito Aedes Aegypti. A Prefeitura Municipal comemora o resultado e já planeja novas ações.

O mutirão de extermínio da dengue deixou os quintais das casas mais limpos e organizados e a população mais tranquila. Enquanto os riscos da dengue diminuíram, a conscientização e confiança da população aumentaram. Quem aderiu à coleta especial, como o seu José Benedito Ferreira, festeja os despejos como uma grande conquista para sua família e seus vizinhos. “Há tempos eu queria ter me desfeito dos materiais, mas sem a coleta especial ficava difícil”, disse “Juquita”, como é conhecido o morador do Alto do Cruzeiro. “Foi tão bom que me animei a terminar de limpar o meu quintal”, concluiu orgulhoso.

A casa de seu José guardava quase um caminhão de “casas do mosquito”. Perguntado sobre como acumulou tanta coisa, ele contou que foi encostando tudo o que não usava mais até que encheu o quintal com pneus, fogão, pia, latas, garrafas e outros.

Quem comemora os resultados também é a presidente da ASCAMATO, Carmem de Jesus Silva. Num trabalho árduo, ela e os demais associados já conseguiram separar todos os materiais e se prepararam para a primeira comercialização desse montante. “A ajuda foi muito grande e muito especial. Nós não teríamos condições de recolher tudo o que chegou para nós”, disse dona Carmem.

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, agradece a todos que participaram da coleta e pede que a população mantenha bons hábitos de limpeza e permita a entrada dos agentes de endemias, que continuarão visitando as residências para prevenção e combate durante todo o ano.

E lembre-se: ao armazenar latas, garrafas, caixas d’água e outros materiais que possam acumular água, certifique-se de que os mesmo estejam tampados ou de boca para baixo. Evite deixa pneus em lugares descobertos e faça o escoamento da água sempre que necessário. Nos pratos de flores, uma boa dica é colocar areia.

Dúvidas, denúncias e informações: (31) 3868-2637.

Carmem, presidente da ASCAMATO, agradece as doações

Os fogões estão entre os campeões de despejo