12 MAI 2015
Armados contra a dengue

O cerco está sendo fechado contra a dengue em Conceição do Mato Dentro. Devidamente preparados e armados contra o mosquito, os agentes de combate a endemias do município começaram ontem uma operação de extermínio dos focos do Aedes Aegypti. A dedetização está sendo feita por um método conhecido como “fumacê”, que é a aplicação motorizada do inseticida lambda-cyhalothrin.

O “fumacê” é um método eficaz, mas que requer muitos cuidados, em especial com a saúde das pessoas. Por isso, em uma atividade teste realizada ontem no pátio da Prefeitura, os agentes receberam todas as orientações a respeito do uso do EPI – Equipamentos de Proteção Individual, dadas pelo técnico de Segurança do Trabalho da Prefeitura. Eles também foram orientados quanto aos cuidados ao fazer a aplicação do veneno dentro das residências para que não haja intoxicação dos moradores e apenas o mosquito e as larvas sejam atingidos.

Segundo dados oficiais, mais de 200 casos de dengue já foram registrados no município esse ano e o maior número de doentes é residente ou trabalha no bairro Brejo. Por isso, as ações de combate estão sendo intensificadas no local, em especial na Rua Luiz Maria.

“É de extrema importância a colaboração da população. Quando o agente bater à sua porta, deixo-o entrar. O mosquito que está em sua casa pode causar sérios problemas para você, para sua família e para seus vizinhos. O risco é de todos”, disse o secretário adjunto de Saúde, Antônio Augusto.

Durante a dedetização em sua casa, siga corretamente as orientações do agente de combate a endemias. Mantenha-se distante do pulverizador e deixe as janelas abertas por algumas horas após a aplicação do inseticida. E o mais importante: conserve o seu quintal limpo e sem acúmulo de água.

Para denúncias ligue 3868-1717.