11 MAI 2015
Um papel que não pode ser rasgado

Sob a proposta de aproximar a família da escola, um projeto iniciado no ano passado pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Educação tem gerado otimismo e importantes resultados. O intuito é o de incentivar os pais a se apropriarem do seu papel na educação formadora das crianças, sem transferir sua responsabilidade para os professores, mas fazendo da escola e da família instituições parceiras que favoreçam o sucesso escolar e social dos indivíduos. E a adesão das famílias aos encontros propostos pelas psicólogas Thaís Ferreira e Denise Ribeiro de Miranda já é considerado sucesso pela equipe.

Denominado “Encontro de Famílias – A importância da família na conscientização de seu papel na educação”, o projeto está sendo desenvolvido em toda rede municipal de ensino, trazendo os pais para dentro do ambiente escolar para debates e reflexões acerca do desenvolvimento das crianças, tendo como pontos de análise o rendimento escolar, o tempo com a família, o diálogo como instrumento de construção de valores e a harmonização entre afetividade e limites.

“Conseguir trazer a família para a escola amplia os conceitos formulados pela criança. A boa relação entre essas duas instituições lhe trará discernimento sobre a interferência de uma sobre a outra e a importância de ambas para sua formação”, explicou Thaís. Para a psicóloga, é essencial que a família atue como mediadora principal dos padrões, modelos e influência culturais. À escola cabem os ajustes dos comportamentos diante da miscigenação de tais, sem deixar de lado sua principal função: a educação formal.

“É sempre importante ressaltar que a escola não está alheia ao ensino de princípios como a solidariedade, o respeito, a democracia, a não-violência, entre outros, mas não se pode transferir para a escola a responsabilidade da formação psíquica da criança. Isso vem da estrutura primária, de como a criança é integrada ao seu núcleo familiar. É da família que ela extrai os parâmetros para a convivência em grupo e que irão refletir no seu convívio com os demais grupos sociais que ela vier a integrar no decorrer da sua vida, seja por escolhas ou não”, esclareceu a psicóloga Denise de Miranda.

Para a realização dos trabalhos, os pais estão sendo inseridos em atividades que proporcionam ambientes descontraídos e confortáveis, incentivando, assim, a sua participação. Sessão de cinema, mesas redondas e dinâmicas de grupo têm atraído cada vez mais participantes que estão sendo despertados para a importância da integração família-escola. Para as psicólogas, um grande passo dado e a confirmação de que mudanças positivas estão acontecendo. O papel volta a ser usado para escrever boas histórias.

Psicóloga fala aos pais em um dos encontros do projeto

Cartazes reforçam as informações debatidas em grupo