07 MAI 2015
Tabuleiro e Serra do Intendente ganham Plano de Manejo

A Cachoeira do Tabuleiro é um dos principais atrativos dos parques

O Parque Natural Municipal do Tabuleiro e o Parque Estadual Serra do Intendente estão sendo estudados para a elaboração de um Plano de Manejo que está em fase inicial. O Plano é objeto de licitação proposto pelo IEF – Instituto Estadual de Floresta e conta com aporte técnico e financeiro do Projeto de Proteção da Mata Atlântica de Minas Gerais – PROMATA II. O documento garantirá às unidades de conservação uma gestão eficiente que promova a preservação dos recursos naturais e o uso sustentável da área do entorno.

O Plano de Manejo consta na Lei nº 9.985/2000, que estabelece o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, como um documento técnico que define o zoneamento e as normas que devem presidir as atividades realizadas nas UC. Desta forma, levam-se em conta as questões ambientais, socioeconômicas, históricas e culturais que caracterizam uma Unidade de Conservação e a região onde esta está inserida, de modo a refletir um processo lógico de diagnóstico e planejamento.

O Plano de Manejo para os parques em Conceição do Mato Dentro segue um modelo de trabalho do IEF, elaborado em 2004 e revisado em 2009, que propõe um enfoque mais prático e eficiente para o planejamento e gestão dos Parques em Minas Gerais, fortalecendo a capacidade operacional e institucional dos setores responsáveis por essas unidades. Sendo assim, a elaboração do Plano de Manejo do PE Serra do Intendente e PNM do Tabuleiro, quando da sua finalização, será um instrumento de apoio gerencial de trabalho que possa assegurar uma gestão descentralizada, participativa e corresponsável no cumprimento à proposta de conservação, proteção, administração e uso público das UC.

Os parques em questão estão localizados na Serra do Espinhaço, destaque nos cenários nacional e internacional por abrigar diversas nascentes que alimentam diferentes bacias, constitui um ecossistema único composto por peculiar formação geológica, ocorrência de espécies de aves endêmicas e alta riqueza de espécies da flora e da fauna. Em bom estado de conservação, destacam-se nas áreas dos parques belezas naturais tais como: Cachoeira do Tabuleiro, Cachoeira Rabo de Cavalo, Cachoeira Congonhas, Cânion do Peixe tolo, Cachoeira do Zé Cornicha, Cachoeira da Roda, Cachoeira da Fumaça e Cachoeiras do Roncador I e II.

As diretrizes do Plano de Manejo serão formatadas a fim de compor sete pontuais planos de ação: Plano de Proteção e Manejo do Meio Ambiente, Plano de Visitação e Uso Público, Plano de Integração com o Entorno, Plano de Operacionalização, Plano de Pesquisa e Monitoramento, Programa de Qualidade do Serviço Público e Programa de Consolidação das UC. A construção do Plano será feita com a participação da comunidade em atividades propostas pela empresa Detzel Consuting, responsável pelas análises e diagnósticos técnicos e posterior elaboração do Plano de Manejo. Os trabalhos começaram no último mês e têm duração estimada de um ano e meio.