04 MAI 2015
Campanha de Vacinação contra a Gripe

Começou a campanha de vacinação contra a gripe. As vacinas estão sendo disponibilizadas nas unidades básicas de saúde para os grupos prioritários como: gestantes, puérperas, idosos, profissionais da saúde, crianças de 6 meses a 5 anos, portadores de doença crônica, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional e população indígena. Para tomar a vacina, basta se dirigir a UBS mais próxima da sua casa entre 7h30 e 16h30. Mais informações: 3868-2348 (Central de Imunização).

A chegada do inverno acende um sinal de alerta para doenças respiratórias, como a influenza (gripe). A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

Medidas de Prevenção

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Reações Adversas

Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor no local da injeção, eritema e enrijecimento. São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos costumam passar em 48 horas. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. É importante procurar o médico para mais orientações.