Responsável: Vanessa Cristina Guerra da Silva
Ao Departamento de Planejamento e Controle Orçamentário compete:
I – elaborar, consolidar e adequar a Proposta Orçamentária Anual da Prefeitura;
II – coordenar a elaboração da Proposta Orçamentária Setorial da Prefeitura;
III – coordenar a elaboração do Plano Plurianual de Ação Governamental;
IV – elaborar as Diretrizes Orçamentárias Anuais;
V – gerar e consolidar relatórios gerenciais sobre o processo orçamentário da Administração Direta e Indireta do Município.
VI – analisar setorialmente a programação orçamentária dos órgãos e entidades do Município;
VII – gerir os Créditos Orçamentários consignados nos entes setoriais do Município;
VIII – monitorar a gestão setorial dos instrumentos jurídicos firmados pela Prefeitura;
IX – coordenar a gestão orçamentária e financeira dos Fundos Especiais;
X – normatizar, revisar e atualizar as classificações orçamentárias do Orçamento Municipal;
XI – acompanhar e monitorar a aplicação das normas de responsabilidade fiscal e funcional do orçamento;
XII – gerenciar os sistemas de informações orçamentárias e financeiras da Administração Municipal;
XIII – implementar e acompanhar projetos e atividades voltados para o desenvolvimento, normatização e padronização do sistema de informações orçamentárias e financeiras da Administração Municipal;
XIV – desenvolver projetos e atividades relacionados ao desenvolvimento, normatização e padronização do registro e recuperação de dados, informações e documentos técnicos referentes ao sistema de informações orçamentárias e financeiras da Administração Municipal;
XV – assessorar, acompanhar e controlar os convênios com ingresso de recursos no Município e os contratos de financiamentos firmados polo Executivo;
XVI – elaborar planilhas de acompanhamento da execução físico-financeira dos contratos e convênios;
XVII – elaborar planilhas demonstrativas da execução orçamentária e financeira da Prefeitura;
XVIII – consolidar os dados econômicos, financeiros e sociais do Município para atender às exigências dos agentes financeiros quando da negociação de novas operações de crédito, e mantê-los atualizados;
XIX – acompanhar a evolução do desempenho da receita e despesa do Município, destacando as variações mais significativas;
XX – auxiliar, acompanhar e capacitar os gestores na execução do orçamento em cada secretária.
XXI – exercer outras atividades correlatas.