02 MAR 2015
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Cadastramento para doação de lotes começa nesta segunda-feira

Começa hoje o cadastramento das famílias que têm interesse em ganhar uma área no loteamento municipal. Para participar da seleção, que seguirá critérios técnicos rigorosos, o rendimento familiar não pode ser inferior a um salário mínimo e nem ultrapassar três salários. Políticas públicas de habitação têm sido alavancadas diante do extremo conflito social que Conceição do Mato Dentro enfrenta.

Em reunião pública realizada na noite da última terça-feira (24), mais de 500 pessoas assistiram aos esclarecimentos dados pelos representantes do poder público municipal, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico. As ações da Prefeitura estão voltadas para a redução do déficit habitacional agravado no município com a alta especulação imobiliária e, consequente, invasão de áreas públicas e de proteção ambiental.

Para contornar a situação dos conceicionenses, os trabalhos estão sendo intensificados a fim de apresentar soluções que contribuam com a qualidade de vida das pessoas e o crescimento ordenado da cidade. Por isso, o projeto de urbanização do entorno do Parque Municipal Salão de Pedras é uma das prioridades da atual gestão. “É a primeira vez na história do município que se propõe esse tipo de ação. Nós não conseguimos resolver o problema de todas as famílias de uma só vez, mas gradativamente vamos sanar os problemas de habitação”, disse a secretária adjunta de desenvolvimento social, EdiléiaUtsch.

Inscrições

As inscrições das famílias vão até o dia 13 de março. O atendimento será feito das 13h às 21h no prédio do Bolsa Família (Rua Basílio Santiago, 92 – Centro).

São requisitos para participar do processo de seleção dos beneficiários:

– ter renda familiar entre 1 (um) e 3 (três) salários mínimos;

– famílias em situação de vulnerabilidade;

– mulheres arrimo de família;

– famílias com crianças de 0 a 14 anos;

– deficientes físicos;

– estar em área de risco ou insalubre;

– ser conceicionenses ou residir na cidade há pelo menos cinco anos.

Mais informações pelo telefone (31) 3868-2880.

Casas populares

No ano passado, a Prefeitura entregou 30 casas populares às famílias selecionadas de acordo com critérios técnicos e análise psicossocial comandados pelo CRAS – Centro de Referência em Assistência Social, processo este semelhante ao que definirá a distribuição dos lotes. As casas estão localizadas na Vila São Francisco, que também passa por processo de urbanização, e fazem parte do programa municipal Terra LAR. O programa visa cuidar da melhoria das condições de habitabilidade, promovendo a construção e reformas de moradias de interesse social, atendendo famílias com rendimento de zero até três salários mínimos.

Reunião Pública foi realizada no último dia 24

Mais de 500 pessoas compareceram ao Ginásio do CEFORM