26 NOV 2014
Censo de animais domésticos para controle de zoonoses

O município está fazendo um censo canino e felino para levantar a quantidade de animais domiciliados no município. A coleta dos dados possibilitará que no próximo ano seja feita a 1ª campanha de vacinação antirrábica e de combate à leishmaniose. A raiva e a leishmaniose são doenças que podem ser transmitidas ao homem e que em casos graves podem levar a óbito.

Raiva

A raiva é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus, que compromete o Sistema Nervoso Central. Sua transmissão é dada pelo contato da saliva do animal infectado através da mordida ou da lambedura na pele lesionada do homem. Se a doença não for devidamente tratada, pode levar a morte em poucos dias.

Os sintomas mais comuns são:

•Paralisia de membros inferiores que se estende a todo o corpo

•Depressão mental

•Agitação, sensação de mal-estar

•Febre

•Salivação intensa

•Contrações dolorosas da garganta e do aparelho vocal

Leishmaniose

A leishmaniose é causada por um parasita que se hospeda nos animais. A contaminação do homem acontece por um mosquito vetor que, após picar o animal contaminado, pica a pessoa e introduz a doença. A leishmaniose se apresenta de duas formas: visceral e cutânea.

Os principais sintomas da doença na forma visceral são: febre irregular, prolongada; anemia; indisposição; palidez da pele e ou das mucosas; falta de apetite; perda de peso; inchaço do abdômen devido ao aumento do fígado e do baço.

Já a leishmaniose cutânea causa uma pequena pápula (elevação da pele) avermelhada que vai aumentando de tamanho até formar uma ferida recoberta por crosta ou secreção purulenta. A doença também pode se manifestar como lesões inflamatórias nas mucosas do nariz ou da boca.

Se não tratada adequadamente, a leishmaniose também pode levar o paciente a óbito.