25 NOV 2014
Vigilância e combate ao mosquito da dengue

Está sendo desenvolvido no município o PNCD – Programa Nacional de Controle da Dengue. Com a reestruturação do setor de vigilância em saúde, com os departamentos de zoonoses e vigilância sanitária, atualmente mais de seis mil imóveis estão sendo periodicamente vistoriados. Também estão em constante monitoramento os PEs – Pontos Estratégicos, locais que representam focos potenciais de acúmulo de água e transmissão de dengue.

Os trabalhos do PNCD em Conceição do Mato Dentro envolvem a mão de obra dos agentes de endemias que percorrer todo o município zelando pela saúde e bem-estar de todos. Neste ano, deu-se início ao levantamento de índice, uma pesquisa feita nos imóveis que possibilita a inspeção e a eliminação de reservatórios de água parada.

O tratamento focal é outra nova ação implantada este ano. Consiste na aplicação do larvicida para tratar os reservatórios dos imóveis e eliminar as larvas do mosquito Aedes aegypti.

Instituído de 24 de julho de 2002, o PNCD tem como objetivos:

• Reduzir a infestação pelo Aedes aegypti;

• Reduzir a incidência da dengue;

• Reduzir a letalidade por febre hemorrágica de dengue.

Alerta

No ano passado, a OMS – Organização Mundial da Saúde apresentou dados alarmantes para as regiões sudeste e centro-oeste. Juntas, as regiões somaram 79% dos casos de dengue no Brasil. Em Minas Gerais, de janeiro a fevereiro de 2013, o índice de aumento dos casos foi de 841%. Isso significa que, no mesmo período, em 2012 foram registrados 3.755 infecções, enquanto em 2013 esse número subiu para 35.334.