07 OUT 2014
CULTURA
Demandas culturais são levadas ao Estado e diretrizes são construídas coletivamente

O município de Conceição do Mato Dentro participou do “I Encontro dos Representantes do Fórum Permanente de Cultura das Microrregiões”, realizado nos dias 29 e 30 de setembro em Belo Horizonte. Ao todo, 29 representantes das microrregiões construíram conjuntamente com a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais o documento intitulado “Diretrizes e Encaminhamentos”, fruto dos trabalhos coletivos que vêm sendo desenvolvidos em etapas. O documento oficial será publicado em breve.

O I Fórum Permanente de Cultura da Microrregião, realizado em Conceição do Mato Dentro em maio de 2014, definiu as demandas comuns aos sete municípios presentes: Alvorada de Minas, Dom Joaquim, Santo Antônio do Rio Abaixo, Rio Vermelho, Serra Azul de Minas e Serro, além do anfitrião. Posteriormente, estas foram encaminhadas a SEC-MG para elaboração de políticas públicas de cultura.

O debate se deu sob a temática “Mapeamento das Potencialidades e Vocações” e nos pontos em comum não puderam faltar as festas religiosas, os grupos de folclore, as cavalgadas, a culinária, o artesanato e, é claro, o patrimônio histórico e natural, dentre outros. Entre as necessidades, um programa de capacitação técnica e apoio financeiro.

O evento ainda elegeu os três representantes que atuaram como interlocutores entre a Microrregião e o Estado, sendo a Secretária de Cultura e Patrimônio Histórico Julia Celly da Cunha Santana (titular), de Conceição do Mato Dentro; Rodrigo Leal (suplente), de Rio Vermelho; e Cristiane Drumont Costa (suplente), do Serro.