25 JUL 2014
Expedição Espinhaço: a prova mais bonita e receptiva do Brasil

A Expedição Espinhaço, o circuito “mais bruto” organizado pela Brou Aventuras, realizado no dia 19 de julho (sábado), foi um evento que marcou o turismo/esporte de aventura de Conceição do Mato Dentro. Um trajeto de 120 quilômetros nos limites da serra, com altitudes de até 1650 metros. Uma prova que reuniu atletas de todo o Brasil e também estrangeiros que vieram em busca de emoção e superação. Uma disputa de alto grau de dificuldade realizada em trajetos circundados pelos cenários mais bonitos do país. Quando o cansaço parecia vencer, a inspiração logo vinha correndo e ultrapassava. Com as águas das cachoeiras, corpo hidratado e espírito lavado.

Para os organizadores do evento, Juninho e Zé Elias, a Expedição Espinhaço é mais do que uma das maiores provas de aventura já realizadas em solo brasileiro, mas a realização de um sonho. À frente da Brou Aventuras há cinco anos, os parceiros percorreram caminhos, trilhas, estradas, rios; conheceram e desbravaram muita mata, e não encontraram lugar melhor que Conceição do Mato Dentro para essa idealização. “Foi uma corrida mágica, um lugar mágico, uma estrutura diferenciada, corrida Kids e tudo mais. Eu só tenho a agradecer”, disse Juninho.

A corrida Kids trouxe inovação e inclusão social ao evento, com participação massiva principalmente das crianças do Distrito de Tabuleiro e dos arredores. Com idade entre 4 e 12 anos, os pequenos atletas percorreram um quilômetro que pode – e tem tudo para – ter sido o primeiro trecho dos vários trajetos de aventura que eles ainda vão enfrentar. “Para coroar o fim de semana a prova kids foi espetacular, com vários episódios emocionantes que fizeram a organização encher os olhos de água e agradecer a Deus por tudo que pudemos vivenciar junto com aquelas crianças”, disse Zé Elias em carta de agradecimento à Prefeitura de CMD.

Considerada a prova mais bonita e receptiva do Brasil, a Expedição Espinhaço foi patrocinada pela Prefeitura de Conceição do Mato Dentro que “sempre acreditou no fortalecimento do turismo e do esporte de aventura que os eventos da Brou proporcionam à cidade, atraindo centenas de visitantes de todos os cantos do país e do mundo. A realização desta prova é um incentivo à prática de atividades de lazer no município” afirma a Secretária Municipal de Turismo, Rejane Ottoni.

São três anos de parceria entre Prefeitura e Brou Aventuras, sempre preocupados em fazer o melhor pelos atletas e pela cidade. “De verdade, sem vocês teríamos muito menos histórias boas para contar de todos estes anos que organizamos corridas de aventura em Minas Gerais. De coração quero agradecer toda atenção, carinho, apoio, suporte, patrocínio e por fazerem o melhor pelas belezas naturais da região, que são espetaculares e valem qualquer esforço para serem mantidas” (trecho da carta escrita por Zé Elias).

A Expedição Espinhaço partiu do Distrito do Tabuleiro, passando por Três Barras, Cubas, Pico do Breu e Lapinha da Serra. Tudo registrado e que estará em breve disponível em DVD. Enquanto isso, confira o álbum de fotos do evento clicando aqui.