16 JUL 2014
Marque na agenda: Comida da Roça começa em agosto

O corpo técnico da 2ª edição do Festival de Comida Roça já iniciou os preparativos para o evento que este ano tem como tema a Agricultura Familiar. A escolha do tema se faz em respeito e apoio à decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas que escolheu 2014 como o ano do reconhecimento à contribuição da agricultura familiar para a segurança alimentar e para a erradicação da pobreza no mundo. Em consonância com essa ideia, o evento apresenta a culinária genuinamente do campo e objetiva propor aos participantes e ao público um olhar mais apurado sobre a prática da cultura dos alimentos.

O Festival de Comida da Roça é uma realização da Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro, por meio da Secretaria de Turismo que conta com o apoio fundamental da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A EMATER-MG também é forte parceira e está envolvida no trabalho desde a sua criação. Este ano, o evento ganhou ainda a colaboração do IMA – Instituto Mineiro de Agropecuária e um viés educacional com a colaboração da Escola Estadual São Joaquim.

Unindo educação, turismo e agricultura, durante a realização do Comida da Roça serão apresentados os trabalhos desenvolvidos pelos alunos da 1ª série do Ensino Médio da EESJ que por um período farão da roça sua sala de aula. O intuito é motivar os jovens a resgatar as práticas do cultivo e formá-los orientadores sobre a qualidade dos produtos e as vantagens de se consumir o alimento direto da fonte.

A 2ª Edição do Festival de Comida da Roça acontece aos domingos, nos dia 24 e 31 de agosto; 14, 21 e 28 de setembro; e 19 de outubro. As cinco primeiras realizações acontecem nos distritos participantes: Sapo, Córregos, Ouro Fino, Tapera e Itacolomi, respectivamente. O encerramento será realizado na Sede do município.